sábado, 31 de dezembro de 2011

A INVEJA‏


A melhor tradução para a inveja seria aquele sentimento introspectivo que alguém sinta por ver e ouvir a prosperidade do outro. Nos registros bíblicos se sabe daquele acontecimento tenebroso. Foi quando Abel ofereceu o melhor sacrifício, o melhor do fruto do seu trabalho a Deus e o seu irmão Caim, por inveja o feriu e derramou o primeiro sangue na história. Não houve inveja em Caim por ter Abel mais prosperado que ele, ou possuir maiores bens, e sim por ter trazido o melhor para Deus.

         Interessante que a inveja nasce pelo olhar, assim como o amor à primeira vista também. Porém, são antagônicos em suas reações.  Por isso, quando parte desse sentimento, geralmente tende a resultar em situações difíceis ao seu próximo. Quando, Abel ofereceu o seu presente ao Senhor, o seu coração não olhava ao seu redor para ver, como andava o seu irmão. A tendência do surgimento desse sentimento, naturalmente, por conta do “olhar”, do ver, do enxergar etc.
  Por isso, ao repensar a expressão: “Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram”. Qual é mais fácil, alegrar com os que se alegram ou chorar com os que choram? Se fizesse uma enquete por amostragem, com certeza teria mais pessoas chorando com os que choram que alegrando com os que se alegram.
 Em dezembro, onde parece que o mês que as pessoas estão mais felizes que tristes. E é o momento em que o cristão poderá brilhar no meio do teu viver e levar mais alegria algum coração triste.
 É de vital importância quando o Senhor registrou nos “Dez Mandamentos” sobre a inveja:  “Não cobiçarás a casa do teu próximo... nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (EXODO). Era o último mandamento escrito por Deus, para felicidade do seu povo. Cobiçar ou invejar são sinônimos gramaticalmente. Deus sabe que isso faria mal, se houvesse a quebra desse mandamento.
 Porém, a inveja pode ser superada em todos os níveis da vida: primeiramente, trabalhe o seu coração para realizar alguma coisa e bem feito. Não queira destruir o seu próximo por ser mais alto ou mais baixo que você. Em segundo lugar: direcioná-la a fatos relevantes, por exemplo, se eu toco violão; vou distribuir gratuitamente e distribuo, este talento a todos indistintamente que quiserem. Não sou o dono dos talentos, apenas um mordomo do Senhor dos Senhores. Se os ricos do Brasil tivessem uma “inveja positiva”, um desejo veemente e forte para distribuir parte dos seus talentos às crianças de ruas, aos orfanatos, aos asilos etc. Como fez Ronaldinho, chamado o “fenômeno”, seria uma genuína demonstração de solidariedade.  
 A destruição de Abel fora gerada pela inveja de Caim, pelo profundo sentimento de tristeza, que o irmão ofereceu de coração a Deus, o melhor, e ele relapsamente. Vejam, o seu irmão não tinha mais bens materiais, ótimas condições, mais formação na USP, ou educação “Oxford”, pois, os dois, como se sabe, eram os únicos herdeiros de toda a Terra. Porém, um ofereceu  mais dedicação, mais amor, mais trabalho.
 Finalmente, amados, poderá ser livre, chegando ao Senhor Jesus confessando esse pecado. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" ( JOÃO) Jesus liberta da escravidão da inveja. É a melhor prevenção será o trabalho, amor e a dedicação. Por fim, nesse Natal, é a oportunidade para você levar júbilo aos corações melancólicos que estão perto e os que estão longe de todos, e tenha um feliz nascimento  de Jesus em seu lar e em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário