domingo, 18 de dezembro de 2011

A ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA

Valdenira Nunes de Menezes Silva

"... portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8:10).



É através da Palavra de Deus que nós, Suas filhas, recebemos força, alegria e ânimo.
A verdadeira crente que lê a Bíblia, faz diariamente, o seu devocional, está sempre em comunhão com o Senhor e tem sempre a sua força renovada.
Não existe nada melhor em nossa vida do que poder ouvir do Senhor conselhos sábios, edificantes e que nos mostram que somos especiais para Ele que "nos amou primeiro" (1 João 4:19).

* Quando estamos fora da vontade de Deus, não temos vontade de orar ... nem de ler a Palavra ... nem de ter comunhão com os irmãos e, o que é pior, estamos abrindo uma porta para o inimigo de nossas almas entrar sem que percebamos, pois ele é nosso "adversário que anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 4:8).
* Quando estamos fora da vontade de Deus, enfrentamos lutas, tribulações e desânimo, perdemos a comunhão tão doce com o Espírito Santo. Nada nem ninguém nos anima, ao contrário, em tudo e em todos vemos erros, perseguições e, em meio a tudo isto, perdemos o gosto de viver e o rumo de nossa vida. Procuramos a paz e não a encontramos, pois a verdadeira paz, que é Jesus, não mais estamos procurando.

Irmã, quando estamos em comunhão com o Espírito, esta paz existe apesar das circunstâncias. A Palavra de Deus nos diz ...
"... a mão do Senhor não está encolhida ..." (Isaías 59:1) para aqueles que O temem e O amam.

Mas ... o Senhor é todo poderoso para transformar nossas tribulações em bênçãos quando reconhecemos que estamos no caminho errado e clamamos por Ele. Lembremos sempre que "... Ele é a nossa paz" (Efésios 2:14a), o bálsamo que alivia a nossa alma e O que controla todas as coisas.

Já me deparei com pessoas estressadas, desanimadas que ouvem conselhos baseados na Palavra de Deus, sabem o que devem fazer mas preferem repousar em suas angústias, desesperos e não se esforçam para fazer o que é certo. E, como resultado de tudo isto, encontramos pessoas debilitadas, estressadas, frustradas, sem ânimo, enfermas, cansadas, lentas, desesperançosas e se sentindo um peso para a família. Este é o retrato da mulher que está fora da vontade de Deus. Para este tipo de mulher a Bíblia diz ...
"... Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus" (Isaías 50:2).
"... os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas" (Isaías 59:7).
"Não conhece o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz" (Isaías 59:8).

Sabemos que, muitas vezes, coisas que acontecem em nossas vidas nos fazem desanimar e, algumas vezes, até mesmo desistir mas não devemos esquecer que temos um Pai que é mais poderoso do que ...
1- um marido que vive nos maltratando;
2- um marido que não nos coloca em primeiro lugar (depois de Deus) em sua vida;
3- um marido que não mais nos ama;
4- um marido que quer nos abandonar;
5- um filho que vive drogado;
6- um filho que nos maltrata;
7- um irmão que nos espezinha;
8- um chefe que nos persegue ...

Mas, apesar de tantos problemas e de tantas tribulações, devemos repousar nos braços amorosos do Senhor e confiar que Ele já tem preparado para nós o plano mais perfeito que existe e que nos vai trazer ânimo, alegria e vontade de viver.
É bom ser feliz! É bom ser uma pessoa que tem uma vida cheia de alegria e que pode dar um lindo testemunho ao mundo de uma verdadeira filha de Deus. É bom poder dizer: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19:25).
Quer ser alegre? Quer ser feliz? Então esteja sempre alerta! Fuja de qualquer coisa que possa desanimá-la! Seja otimista e não saia de sua boca palavras que poderão demonstrar a sua falta de fé nAquele que você já aceitou em sua vida como seu Salvador pessoal.

A Bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas que usaram palavras fortes e desanimadoras que pesaram nos corações de alguns israelitas que tinham como Senhor o verdadeiro Deus. Em 1 Samuel 17:8-11, o gigante Golias ameaçou o povo de Deus que temeu, tremeu e desanimou. Ele disse ... "E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio às companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito." Vemos aí um povo espantado, sem ter nenhuma fé, nenhuma confiança no verdadeiro Deus que poderia cuidar deles. Mas apesar de tantos que se prostraram por causa deste gigante desafiador, havia um, Davi, que, apesar de jovem, não temeu, não desanimou mas confiou no seu Deus que o livrou e livrou todo o povo de Israel de se transformarem em servos dos inimigos de Deus.

E você, amada irmã, se acha pequena demais para lutar ante os problemas que a cada dia se avolumam diante de você? São gigantes envolvendo a sua vida? Coloque os joelhos no chão, arme-se com a Palavra de Deus e despeje a sua alma aos pés do Todo Poderoso que é o único capaz de lhe dar a vitória. É Ele e não você que batalhará ou mesmo guerreará no seu lugar. Basta você crer e repousar nEle.

Não deixe que outros profiram palavras que poderão derrubá-la! Fuja deles! Mas ouça, com muita atenção, aquelas pessoas que proferem palavras de encorajamento e que poderão tirá-la do "vale da sombra da morte". Nestes momentos é que precisamos dos verdadeiros amigos e irmãos.
Não pense que você é a pessoa que está mais sofrendo neste mundo porque sabemos que isto não é verdade. Existem pessoas que estão passando por lutas tremendas, por problemas que, aos nossos olhos, não têm solução mas, muitas delas, estão andando lado a lado com Jesus e confiando nEle que as livrará de tudo.

A Bíblia nos diz que "Boa é a palavra do Senhor ..." (2 Reis 20:19), por isso Ele nos deixou palavras de conforto que refrigeram a nossa alma ...
"... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30:5b). Confie nisto que Ele está dizendo e espere!
"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas" (Salmo 34:19). Você crê nisto?

E nós, que aceitamos Jesus em nossa vida, sabemos que estamos aqui nesta terra apenas como peregrinos, aguardando "a glória que em nós há de ser revelada" (Romanos 8:18b).

Irmã, se você está passando por tribulações não se desespere mas espere e confie no Senhor que está controlando a sua vida. Confie que Ele e somente Ele dar-lhe-á a vitória "... portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8:10).
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _



Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.


"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).

"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário