domingo, 27 de novembro de 2011

O Poder da Língua - Um Princípio Imutável

Gary Haynes

O rei Davi chegou até a chamar de ímpias e inimigas e a odiar as pessoas que usam o nome do Senhor em vão. Veja as palavras dele no Salmo 139.19-22: "Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos".
Olhe a veemência de Davi contra as pessoas que tomam o bendito nome do Senhor em vão! E Deus tinha um amor especial por Davi exatamente por atitudes como essa. A bênção de Deus repousava de uma forma especial sobre ele, por respeitar o nome do Senhor.
Talvez você esteja pensando: mas isso faz parte da lei do Antigo Testamento, e não vivemos mais debaixo da lei, mas na era da graça do Novo Testamento. É verdade, mas deixar de usar o nome do Senhor em vão é um princípio imutável, que está relacionado com a natureza de Deus e a forma que devemos interagir com Ele, e não apenas com a lei de Moisés. Isso é amplamente provado pelo tremendo respeito que os discípulos tinham na igreja neotestamentária para com o nome do Salvador.
O próprio Senhor Jesus ensinou repetidas vezes esse mesmo preceito em seu ministério no meio da humanidade. Quando ensinou como deveríamos orar, na Oração do Pai Nosso, preste atenção no que falou sobre o Pai: "Santificado seja o teu nome". Você observou que Ele disse "o teu nome"? Ele não disse a tua face, a tua presença, o teu caráter, mas sim, o teu nome. O nome de Deus representa tudo que Ele é, a manifestação da sua pessoa. Portanto, deve ser reverenciado de todo o nosso coração.
Por isso, no Antigo Testamento, foi dada tanta ênfase ao nome de Deus no encontro de Moisés com o Senhor, quando Ele aparece na sarça ardente. Nessa ocasião, Deus falou a Moisés que estava chamando-o para libertar seu povo da escravidão e miséria no Egito. Ao aceitar o chamado, a principal indagação de Moisés era em saber o nome de Deus para que pudesse comunicá-lo aos israelitas.
Moisés entendia a incrível importância do nome de Deus, pois acreditava que a natureza e poder dele são expressos através do seu nome. Poder dizer o nome de Deus ao povo de Israel seria como um selo sobre a sua liderança e ministério, pois sabia que o nome de Deus carregava autoridade e majestade. Foi então que Deus revelou para ele que é o Eu Sou.
No evangelho de Mateus, observamos que ao se referir ao Reino de Deus, o autor o chama de Reino dos Céus. Por quê? Ele estava praticando algo comum entre certos judeus da época: por ter um respeito tão grande ao nome de Deus, evitavam usá-lo, exceto no estritamente necessário. Quando podiam, substituíam o nome de Deus pela palavra céus. Repare o monumental respeito que Mateus tinha ao usar o nome de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário