sexta-feira, 6 de abril de 2012

Não Temas

  Pr. Olavo Feijó

Isaías 41:10 - ¶ Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 

Em capítulo cheio de promessas divinas, Isaías reconhece que, apesar das promessas, vivemos cercados de perigos e de provações. Esta é a explicação para ele proclamar a postura de encorajamento que o Senhor nos oferece. “Não temas, porque Eu sou contigo. Não te assombres, porque Eu sou teu Deus.” (Isaías 41:10).

Evidentemente, existem mil razões para ter medo. Como todo ser humano, reclamamos da insegurança que cresce cada vez mais. Ou o Senhor não entende nada da nossa vida aqui na Terra, ou Ele de fato tem poder para nos ajudar. Isaías não perde tempo em debates e afirma, sem rodeios, a palavra do Senhor: “não temas, não te assombres”.

No enfoque deste texto, vale a pena chamar a atenção para a auto-descrição do Senhor. Ele não afirma “Eu estou contigo”. O que Ele diz é: “Eu sou contigo”. O verbo “estar” reflete a qualidade de situar-se paralelamente – tipo “eu estou do teu lado”. Já o verbo “ser” descreve a qualidade de compartilhar, de ter empatia. Parece que o Senhor está dizendo – “Eu estou dentro de ti”, “Eu convivo intimamente contigo”. Diante disso, caso eu realmente aceite o Senhor dentro de mim, fortalecendo as minhas emoções e os meus pensamentos, neste caso o medo deixa de me dominar. O problema, então, não é eu lutar contra o medo. Em lugar disso, o que eu tenho que fazer é cultivar a comunhão com o Senhor. Não temer não deve ser visto como objetivo, mas como consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário