segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mente Cristã


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2
 
Diz o título de um famoso livro de John Stott "Crer também é pensar", tal obra nos fala da obra que Deus faz em nosso ser que começa no nosso processo mental, ou seja, no nosso cognitivo, daí o valor de se ter pensamentos, porem não de qualquer jeito, e sim ter pensamentos cristãos, para que se chegue a isso devemos ter uma mente cristã.
 
Devemos fugir da idéia de que a fé despreza o pensamento, ela não subestima-a, porém vai além da lógica pura e ai quando os limites chegaram ai sim a fé suplanta o entendimento. O Espírito Santo conforme a Bíblia fala nos convence do pecado, da justiça e do juízo
"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." Jo 16.8
Notemos bem que o verbo convencer significa apresentar razões com objetivo de mudar a postura de alguém, esse verbo não fala de força, lavagem cerebral, ou de alienação, e sim de uma argumentação que Espírito realiza em nosso interior que nos leva a entender a boa e perfeita vontade de Deus, ou seja, o nosso Pai dialoga conosco ternamente sobre o seu querer desejando nos mostrar com verdades o melhor a ser feito.
 
A nossa mente corrompida pelo pecado é cristianizada na nossa chamada conversão e continua sendo por toda nossa caminhada aqui na terra, na verdade não temos a mente totalmente divinizada devido o fato de termos pensamentos caídos, por isso são insondáveis todas as profundezas de Deus, de modo que não entenderemos muitos dos seus mistérios. O próprio apóstolo Paulo fala "que conhecemos por espelho":
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." I Coríntios 13:12
Portanto nossa mente deve ser alimentada na verdade do evangelho diariamente para que o processo cristianizador não pare de acontecer e a nossa mente se torne cada vez mais parecida com a do mestre.
 
A consequência desse processo de cristianização do pensamento será uma mente, sentimentos, e atitudes em um estilo de vida cristão, quanto mais de Jesus a nossa mente for menor será a nossa margem de erros nas nossas decisões, por que teremos a mente dele.
 
Portanto mente cristã é o inicio de uma vida saudável de intimidade com Deus. Uma Mente cristã se resume em critérios cristãos, que discerne bem tudo e de nada é discernido
"Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." 1Co 2:15
Pensamentos que se confundem com os pensamentos de Deus numa fusão aonde já não se saberá mais se é a sua avaliação ou a mente de Deus, por isso busque o pensar conforme a Bíblia e conhecer a Deus e você terá a mente renovada para saber qual é a boa e perfeita vontade de Deus e ai estará sendo dado o culto racional.
 
 
Meditando a Palavra
 
Nilma Coimbra

mimosa



mimosadasilva@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário