sábado, 21 de janeiro de 2012

O que a vida de Hagar nos ensina

Hagar era serva de Sarai esposa de Abraão. Em muito momento ao ler a historia de Abraão nos motivamos pois ele é um heroi da fé e através dele tudo começou.
 
Mas ja parou para pensar em Hagar.
 
Como Sarai não podia ter filho ela pediu para Abrãao tomar sua serva e "dormir" com ela para que o filho de Hagar fosse criado por Abraão e Sarai. 
 
Eles tinham uma promessa, Deus ja havia falado que a descendencia de Abraão seria grande.Deus não revelou como isso aconteceria.Em um instante Sarai pegou um atalho deu sua serva a seu marido.
-Quantas vezes tentamos descobrir como Deus realizará nossos sonhos? Quantas vezes pegamos atalho, achando que estamos ajudando a Deus?
  Isso acontece muito comigo.Vira e mexe me pego pensando como Deus vai fazer algo, mas ele me pergunta: Como criei o mundo? 
Bom ja responde todas as minhas perguntas.
 
Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti. 
Gênesis 16:5

 
-Olha a consequencia do ato de Sarai. Na bilbia não diz que Deus mandou Abraão se deitar com Hagar, mas sim que Sarai deu sua serva a ele.Acredito que quando ela descidiu fazer isto ele não pensava que seu marido iria despreza-la.
Em muito momento passamos pelo deserto por uma escolha errada.
Que nunca tomou uma descisão errada?
Eu no passado fiz uma pessima escolha e reconheço que se hoje passo pelo deserto em uma área de minha vida é porque eu errei.
Não vejo ninguem tentando processar Deus mas vejo gente chorando porque não ouviu a voz do Senhor.
 
E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face. 
Gênesis 16:6
 
Hagar fugiu de medo.Mas me pergunto porque ela não fugiu antes de se deitar com Abraão? de qualquer modo ela iria fugir então porque não antes de pecar?
MAs ela fugiu para o deserto.
Ai entra a questão que disse antes, figimos para o deserto. Nós em muito momento entramos nele por medo.
 
-Passamos pelo deserto por que alguem nos empurrou, ou por que fizemos a escolha errada.Mas todos nós passamos pelo deserto em alguma are de nossas vidas.Sae porque?
No deserto não tem supermercado, nem lojas. Lá não tem água nem comido, ou você acredita no milagre e se entrega a Deus ou você morre de fome e de sede.
 
E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. 
Gênesis 16:8
 
O anjo perguntou a chamou de Agar serva de Sarai. Quando estiver no deserto se posiciona. O Anjo vai te perguntar: -Fulano ovelha de tal pastor de onde vem? reconheça a natureza de seu sofrimento. e para onde vai? vai ficar no deserto ou vai cre em Deus e sair dele?
 
Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. 
Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição
Gênesis 16:10-11
 
O senhor ouviu sua aflição. O senhor a abençoou e a tirou do deserto.
 
E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? 
Gênesis 16:13
 
Ela deu o nome a voz que ela ouvia, reconheceu a voz e deu o nome de Deus.e até hoje o nome dela é Lembrado.
Em muitos momentos somos humilhados, menosprezados mas no final somos lembrados, quando servimos a Deus.
 
Pregação feita na PIB - Primeira Igreja Batista de São José dos Campos na terça-feira 18/01/12 no culto da Alvorada da Vitoria. Resumo feito por mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário