segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Amigo é Para Essas coisas – A Decisão de Roberto


Doroty Eaton Watts‏




Aos que Me honram, honrarei. 1 Samuel 2:30
Roberto estava em Hong Kong pela primeira vez. Como capitão de um navio, esperava conseguir alguns parceiros de comércio.
 Se eu tão somente encontrar as pessoas certas”, pensava ele, “estarei a caminho do sucesso!” Olhando ao redor, no saguão do hotel, Roberto viu um executivo de meia-idade, aparentando ser próspero. “Bem que eu poderia começar por ele!” Roberto aproximou-se e se apresentou.
 – Então você está aqui para negociar? – perguntou o homem.
 – É por isso que estou aqui – concordou Roberto com um aceno de cabeça. – Espero fazer um bom negócio transportando mercadorias entre Hong Kong e São Francisco.
 – Vamos tomar alguma coisa enquanto você me conta seus planos – disse o comerciante, indicando a direção do bar.
 – Lamento, senhor – disse Roberto. – É muita bondade sua, mas não bebo.
 O comerciante ergueu as sobrancelhas.
 – Você não pode estar falando sério! É assim que se realizam os negócios aqui. Muitos contratos são feitos junto a uma garrafa de uísque.
 – Sim, senhor. Estou falando sério – sorriu Roberto. – De qualquer maneira, gostaria de conversar com o senhor a respeito dos meus planos. Poderíamos sentar aqui?
 Encontraram um sofá e o senhor de mais idade continuou:
 – Permita-me dar-lhe um conselho, rapaz. Você é novo nos negócios. Se quiser ser aceito, terá de beber socialmente aqui e ali com os parceiros comerciais. Espera-se isso de você. Não precisa beber muito. Apenas um drinquezinho ou dois para mostrar que deseja fazer amizade.
 – Não posso fazer isso, senhor – insistiu Roberto. – Seria contrariar minha crença. Vou descobrir outra forma de ser amigável sem sacrificar meus princípios.
 – E o seu negócio? Não quer ser bem-sucedido?
 – É lógico – respondeu Roberto. – Deus me ajudará.
 – Se o seu plano é esse, Deus terá de ajudá-lo mesmo! – riu o comerciante.
 E Deus ajudou Roberto. O Capitão Roberto Dollar tornou-­se proprietário de uma grande frota de cargueiros, com o escritório-sede dando vista para a Baía de São Francisco. Empreendeu negócios no Pacífico, fazendo amizades onde quer que estivesse.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário