domingo, 30 de outubro de 2011

Leitura diária da Bíblia 30 de outubro - 1 Timotéo 1 ; Isaias 31 a 33 ; Salmos 119: 33 - 64‏

1 TIMOTÉO 1
1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,

2 - a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

3 - Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,

4 - nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.

5 - Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.

6 - Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,

7 - pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,

9 - tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,

10 - impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

11- segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.

12 - Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,

13 - a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.

14 - Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

15 - Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

16 - Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.

17 - Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

18 - Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,

19 - mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
20 - E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.
ISAIAS 31
1 - Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao SENHOR!

2 - Todavia, este é sábio, e faz vir o mal, e não retira as suas palavras; ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade.

3 - Pois os egípcios são homens e não deuses; os seus cavalos, carne e não espírito. Quando o SENHOR estender a mão, cairão por terra tanto o auxiliador como o ajudado, e ambos juntamente serão consumidos.

4 - Porque assim me disse o SENHOR: Como o leão e o cachorro do leão rugem sobre a sua presa, ainda que se convoque contra eles grande número de pastores, e não se espantam das suas vozes, nem se abatem pela sua multidão, assim o SENHOR dos Exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião e sobre o seu outeiro.

5 - Como pairam as aves, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; protegê-la-á e salvá-la-á, poupá-la-á e livrá-la-á.

6 - Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes.

7 - Pois, naquele dia, cada um lançará fora os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que as vossas mãos fabricaram para pecardes.

8 - Então, a Assíria cairá pela espada, não de homem; a espada, não de homem, a devorará; fugirá diante da espada, e os seus jovens serão sujeitos a trabalhos forçados.

9 - De medo não atinará com a sua rocha de refúgio; os seus príncipes, espavoridos, desertarão a bandeira, diz o SENHOR, cujo fogo está em Sião e cuja fornalha, em Jerusalém.
ISAIAS 32
1 - Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes.

2 - Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta.

3 - Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos.

4 - O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente.

5 - Ao louco nunca mais se chamará nobre, e do fraudulento jamais se dirá que é magnânimo.

6 - Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníquo, para usar de impiedade e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer que o sedento venha a ter falta de bebida.

7 - Também as armas do fraudulento são más; ele maquina intrigas para arruinar os desvalidos, com palavras falsas, ainda quando a causa do pobre é justa.

8 - Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará.

9 - Levantai-vos, mulheres que viveis despreocupadamente, e ouvi a minha voz; vós, filhas, que estais confiantes, inclinai os ouvidos às minhas palavras.

10 - Porque daqui a um ano e dias vireis a tremer, ó mulheres que estais confiantes, porque a vindima se acabará, e não haverá colheita.

11 - Tremei, mulheres que viveis despreocupadamente; turbai-vos, vós que estais confiantes. Despi-vos, e ponde-vos desnudas, e cingi com panos de saco os lombos.

12 - Batei no peito por causa dos campos aprazíveis e por causa das vinhas frutíferas.

13 - Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e abrolhos, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade que exulta.

14 - O palácio será abandonado, a cidade populosa ficará deserta; Ofel e a torre da guarda servirão de cavernas para sempre, folga para os jumentos selvagens e pastos para os rebanhos;

15 - até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque;

16 - o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no pomar.

17 - O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.

18 - O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos,

19 - ainda que haja saraivada, caia o bosque e seja a cidade inteiramente abatida.

20 - Bem-aventurados vós, os que semeais junto a todas as águas e dais liberdade ao pé do boi e do jumento.
ISAIAS 33
1 - Ai de ti, destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia.

2 - SENHOR, tem misericórdia de nós; em ti temos esperado; sê tu o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo da angústia.

3 - Ao ruído do tumulto, fogem os povos; quando tu te ergues, as nações são dispersas.

4 - Então, ajuntar-se-á o vosso despojo como se ajuntam as lagartas; como os gafanhotos saltam, assim os homens saltarão sobre ele.

5 - O SENHOR é sublime, pois habita nas alturas; encheu a Sião de direito e de justiça.

6 - Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.

7 - Eis que os heróis pranteiam de fora, e os mensageiros de paz estão chorando amargamente.

8 - As estradas estão desoladas, cessam os que passam por elas; rompem-se as alianças, as cidades são desprezadas, já não se faz caso do homem.

9 - A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas.

10 - Agora, me levantarei, diz o SENHOR; levantar-me-ei a mim mesmo; agora, serei exaltado.

11 - Concebestes palha, dareis à luz restolho; o vosso bufo enfurecido é fogo que vos há de devorar.

12 - Os povos serão queimados como se queima a cal; como espinhos cortados, arderão no fogo.

13 - Ouvi vós, os que estais longe, o que tenho feito; e vós, os que estais perto, reconhecei o meu poder.

14 - Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?

15 - O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal,

16 - este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.

17 - Os teus olhos verão o rei na sua formosura, verão a terra que se estende até longe.

18 - O teu coração se recordará dos terrores, dizendo: Onde está aquele que registrou, onde, o que pesou o tributo, onde, o que contou as torres?

19 - Já não verás aquele povo atrevido, povo de fala obscura, que não se pode entender, e de língua bárbara, ininteligível.

20 - Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação tranqüila, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas, nem rebentada nenhuma de suas cordas.

21 - Mas o SENHOR ali nos será grandioso, fará as vezes de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por eles, navio grande por eles não navegará.

22 - Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.

23 - Agora, as tuas enxárcias estão frouxas; não podem ter firme o mastro, nem estender a vela. Então, se repartirá a presa de abundantes despojos; até os coxos participarão dela.

24 - Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniqüidade.
SALMOS 119: 33 - 64
33 - Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

34 - Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

35 - Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.

36 - Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.

37 - Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

38 - Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem.

39 - Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.

40 - Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.

41 - Venham também sobre mim as tuas misericórdias, SENHOR, e a tua salvação, segundo a tua promessa.

42 - E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.

43 - Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

44 - Assim, observarei de contínuo a tua lei, para todo o sempre.

45 - E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos.

46 - Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei.

47 - Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.

48 - Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

49 - Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar.

50 - O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

51 - Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei.

52 - Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó SENHOR.

53 - De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.

54- Os teus decretos são motivo dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.

55 - Lembro-me, SENHOR, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei.

56 - Tem-se dado assim comigo, porque guardo os teus preceitos.

57 - O SENHOR é a minha porção; eu disse que guardaria as tuas palavras.

58 - Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra.

59 - Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.

60- Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos.

61 - Laços de perversos me enleiam; contudo, não me esqueço da tua lei.

62 - Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos.

63 - Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.

64 - A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.

: Deus, ajuda-nos a encontrar a Tua paz em nossa vida diária e a partilhá-la com todos os que encontramos. Em nome de Jesus. Amém.
Para quem olha com um coração aberto, Deus está em toda parte.
Wiktoria Puchalska (Varsóvia, Polônia)
por alguém que não sente qualquer necessidade de Deus.
 

ORIGINAL DE: BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário