sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Leitura diária da Bíblia 28 de outubro - 2 Tessalonicenses 2 ; Isaias 27 e 28 ; Salmos 118‏

2 TESSALONICENSES 2
1 - Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos

2 - a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.

3 - Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,

4 - o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

5 - Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?

6 - E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.

7 - Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;

8 - então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

9 - Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,

10 - e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

11 - É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,

12 - a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

13 - Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

14 - para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 - Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

16 - Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,

17 - consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
ISAIAS 27
1 - Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão, serpente veloz, e o dragão, serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar.

2 - Naquele dia, dirá o SENHOR: Cantai a vinha deliciosa!

3 - Eu, o SENHOR, a vigio e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia eu cuidarei dela.

4 - Não há indignação em mim. Quem me dera espinheiros e abrolhos diante de mim! Em guerra, eu iria contra eles e juntamente os queimaria.

5 - Ou que homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo.

6 - Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo.

7 - Porventura, feriu o SENHOR a Israel como àqueles que o feriram? Ou o matou, assim como àqueles que o mataram?

8 - Com xô!, xô! e exílio o trataste; com forte sopro o expulsaste no dia do vento oriental.

9 - Portanto, com isto será expiada a culpa de Jacó, e este é todo o fruto do perdão do seu pecado: quando o SENHOR fizer a todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaços, não ficarão em pé os postes-ídolos e os altares do incenso.

10 - Porque a cidade fortificada está solitária, habitação desamparada e abandonada como um deserto; ali pastam os bezerros, deitam-se e devoram os seus ramos.

11 - Quando os seus ramos se secam, são quebrados. Então, vêm as mulheres e lhes deitam fogo, porque este povo não é povo de entendimento; por isso, aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe perdoará.

12 - Naquele dia, em que o SENHOR debulhará o seu cereal desde o Eufrates até ao ribeiro do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um.

13 - Naquele dia, se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém.
ISAIAS 28
1 - Ai da soberba coroa dos bêbados de Efraim e da flor caduca da sua gloriosa formosura que está sobre a parte alta do fertilíssimo vale dos vencidos do vinho!

2 - Eis que o Senhor tem certo homem valente e poderoso; este, como uma queda de saraiva, como uma tormenta de destruição e como uma tempestade de impetuosas águas que transbordam, com poder as derribará por terra.

3 - A soberba coroa dos bêbados de Efraim será pisada aos pés.

4 - A flor caduca da sua gloriosa formosura, que está sobre a parte alta do fertilíssimo vale, será como o figo prematuro, que amadurece antes do verão, o qual, em pondo nele alguém os olhos, mal o apanha, já o devora.

5 - Naquele dia, o SENHOR dos Exércitos será a coroa de glória e o formoso diadema para os restantes de seu povo;

6 - será o espírito de justiça para o que se assenta a julgar e fortaleza para os que fazem recuar o assalto contra as portas.

7 - Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo.

8 - Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundícia.

9 - A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos?

10 - Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.

11 - Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo,

12 - ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.

13 - Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos.

14 - Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém.

15 - Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.

16 - Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.

17 - Farei do juízo a régua e da justiça, o prumo; a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas arrastarão o esconderijo.

18 - A vossa aliança com a morte será anulada, e o vosso acordo com o além não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, sereis esmagados por ele.

19 - Todas as vezes que passar, vos arrebatará, porque passará manhã após manhã, e todos os dias, e todas as noites; e será puro terror o só ouvir tal notícia.

20 - Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele.

21 - Porque o SENHOR se levantará, como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para realizar a sua obra, a sua obra estranha, e para executar o seu ato, o seu ato inaudito.

22 - Agora, pois, não mais escarneçais, para que os vossos grilhões não se façam mais fortes; porque já do Senhor, o SENHOR dos Exércitos, ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra.

23 - Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.

24 - Porventura, lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a esterroa?

25 - Porventura, quando já tem nivelado a superfície, não lhe espalha o endro, não semeia o cominho, não lança nela o trigo em leiras, ou cevada, no devido lugar, ou a espelta, na margem?

26 - Pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina.

27 - Porque o endro não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa roda de carro; mas com vara se sacode o endro, e o cominho, com pau.

28 - Acaso, é esmiuçado o cereal? Não; o lavrador nem sempre o está debulhando, nem sempre está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos.

29 - Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria.
SALMOS 118
1 - Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

2 - Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

3 - Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

4 - Digam, pois, os que temem ao SENHOR: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

5 - Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga.

6 - O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?

7 - O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam.

8 - Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.

9 - Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.

10 - Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR as destruí.

11 - Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados; mas em nome do SENHOR as destruí.

12 - Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí.

13 - Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou.

14 - O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.

15 - Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.

16 - A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas.

17 - Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR.

18 - O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte.

19- Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao SENHOR.

20 - Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos.

21 - Render-te-ei graças porque me acudiste e foste a minha salvação.

22 - A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;

23 - isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.

24 - Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.

25 - Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!

26 - Bendito o que vem em nome do SENHOR. A vós outros da Casa do SENHOR, nós vos abençoamos.

27 - O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos até às pontas do altar.

28 - Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te.

29 - Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

: Deus, ajuda-nos a encontrar a Tua paz em nossa vida diária e a partilhá-la com todos os que encontramos. Em nome de Jesus. Amém.
Para quem olha com um coração aberto, Deus está em toda parte.
Wiktoria Puchalska (Varsóvia, Polônia)
por alguém que não sente qualquer necessidade de Deus.


ORIGINAL DE: BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ
Eduardo Luiz Torres Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário