sábado, 29 de outubro de 2011

Leitura diária da Bíblia 29 de outubro - 2 Tessalonicenses 3 ; Isaias 29 e 30 ; Salmos 119: 1-32‏

2 TESSALONICENSES 3
1 - Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós;

2 - e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.

3 - Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.

4 - Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las.

5 - Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

6 - Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;

7- pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós,

8 - nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;

9 - não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

10 - Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

11 - Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.

12 - A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão.

13 - E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

14 - Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.

15 - Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

16 - Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.

17 - A saudação é de próprio punho: Paulo. Este é o sinal em cada epístola; assim é que eu assino.

18 - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
ISAIAS 29
1 - Ai da Lareira de Deus, cidade-lareira de Deus, em que Davi assentou o seu arraial! Acrescentai ano a ano, deixai as festas que completem o seu ciclo;

2 - então, porei a Lareira de Deus em aperto, e haverá pranto e lamentação; e ela será para mim verdadeira Lareira de Deus.

3 - Acamparei ao derredor de ti, cercar-te-ei com baluartes e levantarei tranqueiras contra ti.

4 - Então, lançada por terra, do chão falarás, e do pó sairá afogada a tua fala; subirá da terra a tua voz como a de um fantasma; como um cochicho, a tua fala, desde o pó.

5- Mas a multidão dos teus inimigos será como o pó miúdo, e a multidão dos tiranos, como a palha que voa; dar-se-á isto, de repente, num instante.

6 - Do SENHOR dos Exércitos vem o castigo com trovões, com terremotos, grande estrondo, tufão de vento, tempestade e chamas devoradoras.

7 - Como sonho e visão noturna será a multidão de todas as nações que hão de pelejar contra a Lareira de Deus, como também todos os que pelejarem contra ela e contra os seus baluartes e a puserem em aperto.

8 - Será também como o faminto que sonha que está a comer, mas, acordando, sente-se vazio; ou como o sequioso que sonha que está a beber, mas, acordando, sente-se desfalecido e sedento; assim será toda a multidão das nações que pelejarem contra o monte Sião.

9 - Estatelai-vos e ficai estatelados, cegai-vos e permanecei cegos; bêbados estão, mas não de vinho; andam cambaleando, mas não de bebida forte.

10 - Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes.

11 - Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não posso, porque está selado;

12 - e dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não sei ler.

13 - O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,

14 - continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.

15 - Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?

16 - Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.

17 - Porventura, dentro em pouco não se converterá o Líbano em pomar, e o pomar não será tido por bosque?

18 - Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão.

19 - Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.

20 - Pois o tirano é reduzido a nada, o escarnecedor já não existe, e já se acham eliminados todos os que cogitam da iniqüidade,

21 - os quais por causa de uma palavra condenam um homem, os que põem armadilhas ao que repreende na porta, e os que sem motivo negam ao justo o seu direito.

22 - Portanto, acerca da casa de Jacó, assim diz o SENHOR, que remiu a Abraão: Jacó já não será envergonhado, nem mais se empalidecerá o seu rosto.

23 - Mas, quando ele e seus filhos virem a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim, santificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.

24 - E os que erram de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores hão de aceitar instrução.
ISAIAS 30
1 - Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado!

2 - Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito!

3 - Mas o refúgio de Faraó se vos tornará em vergonha, e o abrigo na sombra do Egito, em confusão.

4 - Porque os príncipes de Judá já estão em Zoã, e os seus embaixadores já chegaram a Hanes.

5 - Todos se envergonharão de um povo que de nada lhes valerá, não servirá nem de ajuda nem de proveito, porém de vergonha e de opróbrio.

6 - Sentença contra a Besta do Sul. Através da terra da aflição e angústia de onde vêm a leoa, o leão, a víbora e a serpente volante, levam a lombos de jumento as suas riquezas e sobre as corcovas de camelos, os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará.

7 - Pois, quanto ao Egito, vão e inútil é o seu auxílio; por isso, lhe chamei Gabarola que nada faz.

8 - Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente.

9 - Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR.

10 - Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões;

11 - desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.

12 - Pelo que assim diz o Santo de Israel: Visto que rejeitais esta palavra, confiais na opressão e na perversidade e sobre isso vos estribais,

13 - portanto, esta maldade vos será como a brecha de um muro alto, que, formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda vem de repente, num momento.

14 - O SENHOR o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça.

15 - Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.

16 - Antes, dizeis: Não, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; sim, ligeiros serão os vossos perseguidores.

17 - Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um; pela ameaça de cinco, todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cimo do monte e como o estandarte no outeiro.

18 - Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam.

19 - Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; tu não chorarás mais; certamente, se compadecerá de ti, à voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá.

20 - Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, contudo, não se esconderão mais os teus mestres; os teus olhos verão os teus mestres.

21 - Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

22 - E terás por contaminados a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-ás fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui!

23 - Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos.

24 - Os bois e os jumentos que lavram a terra comerão forragem com sal, alimpada com pá e forquilha.

25 - Em todo monte alto e em todo outeiro elevado haverá ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança quando caírem as torres.

26 - A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu.

27 - Eis o nome do SENHOR vem de longe, ardendo na sua ira, no meio de espessas nuvens; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo devorador.

28 - A sua respiração é como a torrente que transborda e chega até ao pescoço, para peneirar as nações com peneira de destruição; um freio de fazer errar estará nos queixos dos povos.

29 - Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra festa santa; e alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta para ir ao monte do SENHOR, à Rocha de Israel.

30 - O SENHOR fará ouvir a sua voz majestosa e fará ver o golpe do seu braço, que desce com indignação de ira, no meio de chamas devoradoras, de chuvas torrenciais, de tempestades e de pedra de saraiva.

31 - Porque com a voz do SENHOR será apavorada a Assíria, quando ele a fere com a vara.

32 - Cada pancada castigadora, com a vara, que o SENHOR lhe der, será ao som de tamboris e harpas; e combaterá vibrando golpes contra eles.

33 - Porque há muito está preparada a fogueira, preparada para o rei; a pira é profunda e larga, com fogo e lenha em abundância; o assopro do SENHOR, como torrente de enxofre, a acenderá.
SALMOS 119: 1 - 32
1 - Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.

2 - Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;

3 - não praticam iniqüidade e andam nos seus caminhos.

4 - Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.

5 - Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos.

6 - Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.

7 - Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos.

8 - Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais.

9 - De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

10 - De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.

11- Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

12 - Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.

13 - Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca.

14 - Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.

15 - Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.

16 - Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

17 - Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.

18 - Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

19 - Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

20 - Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos.

21 - Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos.

22 - Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois tenho guardado os teus testemunhos.

23 - Assentaram-se príncipes e falaram contra mim, mas o teu servo considerou nos teus decretos.

24 - Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.

25 - A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

26 - Eu te expus os meus caminhos, e tu me valeste; ensina-me os teus decretos.

27 - Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas.

28 - A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.

29 - Afasta de mim o caminho da falsidade e favorece-me com a tua lei.

30 - Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.

31 - Aos teus testemunhos me apego; não permitas, SENHOR, seja eu envergonhado.

32 - Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração.


: Amado Deus, perdoa-nos por nossa impaciência. Ajuda-nos a aprender a esperar e confiar em Ti em todas as situações. Em nome de Jesus. Amém.
Deus está sempre em ação.
Dana Ryan (Arizona, EUA)
por alguma pessoa que sente que Deus Se esqueceu dela.

ORIGINAL DE: BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ
 
Eduardo Luiz Torres Alves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário