domingo, 18 de setembro de 2011

SINCERIDADE

Pr. Hélio Pacheco

A sinceridade é uma das coisas mais agradáveis da humanidade.

As nações, quando fazem tratados entre si, elas só vigoram realmente, quando há sinceridade na elaboração de todas as suas cláusulas.

A prática da sinceridade dá paz, confiança e segurança para as pessoas.

A palavra sincera vem do tempo em que os fabricantes de móveis colocavam cera nos buracos e nos defeitos da madeira para deixá-la lisa e perfeita. Então os que encomendavam móveis nos marceneiros e fabricantes, faziam a seguinte observação: “Faça o meu móvel sem cera, para ele ficar perfeito”. Daí, como o tempo, de sem cera, criou-se a palavra sincera, que quer significa verdade e pureza.

Tem oradores que, para dar cores verídicas ao que estão falando, usam o artifício de dizer: “Com toda a sinceridade”, ou “Eu estou sendo sincero”.

O certo é usarmos nesta vida de sinceridade sempre, sem precisar anunciar que naquele momento estamos sendo sinceros.

Sinceridade é a expressão da verdade, pura e simplesmente.

Sinceridade não é mais ou menos. Sinceridade é total e integral.

O Salmista diz no Salmo 101:2 – “Portas à dentro, em minha casa, terei coração sincero”. Isso quer dizer, que da porta para dentro da nossa casa, tem que haver só sinceridade.

No Velho Testamento, no Livro de Crônicas 29:17, o autor fez a seguinte afirmação: “Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que de sinceridade te agradas; eu também, na minha sinceridade de coração, dei voluntariamente, todas estas coisas”. As ofertas para a causa de Deus tem que ser voluntárias e sinceras.

O Salmista suplica ao Senhor, no Salmo 25:21, o seguinte: “Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em Ti espero”.

Provérbios de Salomão em seu capítulo 2:7, diz o seguinte: “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade”.

Paulo, o apóstolo, na sua II Carta aos Coríntios diz textualmente em 1:12 – “Porque a nossa glória é esta; o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus...temos vindo ao mundo”.

Ainda Paulo diz em II Coríntios 2:17 – “Antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus”.

Paulo foi de fato sincero e puro em tudo que fazia, para enaltecer e pregar o Nome de Jesus.

Imitemos nós, o exemplo do apóstolo Paulo, o apóstolo das gentes, como gentios que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário