quinta-feira, 22 de setembro de 2011

POR QUE EXISTEM TANTAS DOENÇAS?

A doença tem por causa o pecado, a transgressão de leis - moral, ou de saúde. Quando Jesus curou o paralítico que se achava junto ao tanque de Betesda disse-lhe: "Não peques mais, para que não te suceda cousa pior". S. João 5:14.
"Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, fizerdes o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, NENHUMA ENFERMIDADE VIRA SOBRE TI,... pois Eu sou o Senhor que te sara." Êxodo 15:26.
FATORES DA BOA SAÚDE
Existem varios fatores vitais que deverão ser seguidos se desejamos ter saúde e uma vida mais feliz, e são na sua maioria sobejamente conhecidos, muito embora pouco seguidos pela maioria. Contudo, irei destacar apenas três:
· TEMPERANÇA: O melhor conceito de temperança é abster-se por completo das coisas nocivas e usar com moderação as coisas boas. Vejamos algumas coisas nocivas de que devemos nos abster por completo:
  1. BEBIDAS ALCOÓLICAS.
    "O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora: todo aquele que por eles é vencido, não é sábio."
    Provérbios 20:1 O álcool é um veneno e sua ação sobre o corpo é nociva, não só ao sistema nervoso, mas também ao coração, ao sangue e ao aparelho digestivo. Mesmo pequena quantidade de álcool, afeta o funcionamento da mente. Ele destrói no homem a força de vontade e o leva à embriaguez crônica. "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro." Habacuque 2:15 "Nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados ... herdarão o reino de Deus." I Coríntios 6:10.
  2. O FUMO.O fumo contém vários venenos. A nicotina é o principal deles e é um dos mais violentos tóxicos que se conhece. Sessenta miligramas de nicotina constituem, na média, a dose fatal para um homem. Esses sessenta miligramas o corpo absorve de 30 cigarros fumados. Felizmente para os fumantes, ele não fumam 30 cigarros de uma só vez e assim dão tempo ao corpo para eliminar parte do veneno. O fumo afeta os nervos, o cérebro, a circulação e por conseguinte o coração. A mortalidade dos fumantes, até à idade de 50 anos, é duas vezes maior que a dos não fumantes. Outro grave mal causado pelo fumo é o câncer dos lábios, da língua ou garganta e dos pulmões. "O risco de desenvolver câncer do pulmão aumenta com a duração do vicio e o número de cigarros fumados por dia." Life and Healt, outubro de 1964, pag 9. Pelos males que causa no corpo, o fumo, a certos respeitos, é pior do que o álcool, pois é um veneno insidioso, porque é de efeitos demorados. Disse o Dr. Afrânio Peixoto - grande higienista brasileiro: "O fumo é um assassino, pouco a pouco penetra nas células e as mata". Por seus efeitos nocivos sobre o organismo, deve esse vício ser abandonado, pois nosso corpo é chamado de "Santuário do Espírito Santo" e se alguém destruir o santuário de Deus (nosso corpo) Deus o destruirá" I Coríntios 3:16 e 17. Ser temperante também significa ter moderação em tudo: no comer, no beber, no trabalho, na diversão. Todo excesso é prejudicial e condenado. Muitos contraem doenças e encurtam os seus próprios dias pelo excesso no comer. Cavam suas sepulturas com seus próprios dentes. Outros fazem isso pelo excesso no trabalho.
· O REGIME VEGETARIANO.
"O vegetarianismo é perfeitamente compatível com a boa saúde, pois provê ao organismo todos os princípios alimentares essenciais em quantidade e qualidade. É científico e econômico. É menos tóxico e fornece os melhores princípios para o crescimento, desenvolvimento, bem-estar e energia do organismo em suas diversas modalidades de atividade e trabalho." Nutrição e Vigor, do Dr. A. Miranda, págs. 103 e 104.
Disse o Dr. Mc. Collum, descobridor das vitaminas A e D: "Não tenho a menor hesitação em dizer que uma dieta vegetariana suplementada com quantidades de leite bastante liberais, é a dieta mais satisfatória que o homem pode ter". Better Living, pág. 44.
"Cereais, frutas, nozes e verduras, constituem o regime para nós escolhidos por nosso Criador ... Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais completa e estimulante." Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 81.
E disse Deus ainda: "Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente: isso vos será para mantimento."
Gênesis 1:29.
Esta foi a dieta original dada por Deus.
Os que se abstêm da carne devem cuidar para obter suficientes proteínas de origem vegetal. O feijão soja é excelente fonte de proteínas e há maneiras de prepará-lo de modo que seja um prato apetitoso.
Sob que circunstância foi permitido o uso da carne como alimento e com que restrições?
"Tudo o que se move, e vive, ser-vos-á para alimento; como dei erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porem, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis."
Gênesis 9:3 e 4.
Esta ordem de Deus foi dada logo após o dilúvio. Havendo os alimentos vegetais sido destruídos pelo dilúvio, o Senhor permitiu o uso de carne como alimento - mas não com o sangue. Este preceito foi mantido pelos apóstolos, segundo lemos em
Atos 15:29. Deus também fez distinção entre os animais, declarando que certos são limpos e outros imundos; e estabeleceu que a carne dos animais imundos não é própria para a alimentação. A distinção entre os animais, como limpos e imundos, foi feita cerca de 850 anos antes do povo judeu existir (Veja Gênesis 7:2). Ela é uma lei de saúde não tendo em si nenhuma relação com a lei cerimonial, o que nos leva a declarar que ela nunca foi abolida e está em vigor até hoje para o bem de todos os filhos de Deus.
Leia, por favor,
Levíticos 11 e encontrará aí as características dos animais limpos: Eles têm casco fendido e remoem. Quanto aos peixes limpos. eles têm barbatanas e escamas. Figuram entre os animais e aves imundos: o camelo, a lebre, o porco, o corvo, o rato, o avestruz, etc.
"Os que comem carne de porco, cousas abomináveis e rato, serão consumidos, diz o Senhor."
Isaias 66:17.
· CONFIANÇA NO PODER DIVINO
Saúde significa mais do que simplesmente estar livre de doenças. Saúde e felicidade dependem de um harmonioso desenvolvimento físico, mental, social, e espiritual da natureza humana.
O segredo para uma vida saudável e feliz é uma perfeita confiança no poder divino. Médicos e enfermeiros podem fazer o seu melhor para ajudar os enfermos a se recuperarem, mas o paciente precisa manter sua fé em Deus se deseja restauração completa.
O evangelho da saúde põe o doente em contato com o divino Médico da alma e do corpo. Jesus é quem dá poder para obedecermos às leis do Céu, inclusive às leis da saúde. Ele é que nos liberta da escravidão de vícios e paixões.
"O amor que Cristo difunde por todo o ser é uma força vitalizante.
... O amor de Jesus livra a alma da culpa e tristeza, da ansiedade e cuidado que esmagam as forças da vida. Com Ele vem a serenidade e a calma. Ele implanta na alma um gozo que coisa nenhuma na Terra pode destruir - o gozo no Espírito Santo - gozo que dá saúde a vida", pois, "Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades".
Salmo 103:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário