quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Leitura diária da Bíblia 14 de setembro - João 16 : 4 - 33 ; 2 Crônicas 24 ; Salmos 81‏

JOÃO 16 : 4 - 33
4 - Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.

5 - Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

6 - Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração.

7 - Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

8 - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

9 - do pecado, porque não crêem em mim;

10 - da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

11 - do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

12 - Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;

13 - quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

15 - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

16 - Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis.

17 - Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?

18 - Diziam, pois: Que vem a ser esse -- um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.

19 - Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?

20 - Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

21 - A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.

22 - Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

23 - Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.

24 - Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

25 - Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai.

26 - Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós.

27 - Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.

28 - Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.

29 - Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura.

30 - Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus.

31 - Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?

32 - Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo.

33 - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
2 CRÔNICAS 24
1 - Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar e quarenta anos reinou em Jerusalém.

2 - Era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba. Fez Joás o que era reto perante o SENHOR todos os dias do sacerdote Joiada.

3 - Tomou-lhe Joiada duas mulheres; e gerou filhos e filhas.

4 - Depois disto, resolveu Joás restaurar a Casa do SENHOR.

5 - Reuniu os sacerdotes e os levitas e lhes disse: Saí pelas cidades de Judá e levantai dinheiro de todo o Israel para reparardes a casa do vosso Deus, de ano em ano; e, vós, apressai-vos nisto. Porém os levitas não se apressaram.

6 - Mandou o rei chamar a Joiada, o chefe, e lhe perguntou: Por que não requereste dos levitas que trouxessem de Judá e de Jerusalém o imposto que Moisés, servo do SENHOR, pôs sobre a congregação de Israel, para a tenda do Testemunho?

7 - Porque a perversa Atalia e seus filhos arruinaram a Casa de Deus; e usaram todas as coisas sagradas da Casa do SENHOR no serviço dos baalins.

8 - Deu o rei ordem e fizeram um cofre e o puseram do lado de fora, à porta da Casa do SENHOR.

9 - Publicou-se, em Judá e em Jerusalém, que trouxessem ao SENHOR o imposto que Moisés, servo de Deus, havia posto sobre Israel, no deserto.

10 - Então, todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e trouxeram o imposto, e o lançaram no cofre, até acabar a obra.

11 - Quando o cofre era levado por intermédio dos levitas a uma comissão real, vendo-se que havia muito dinheiro, vinha o escrivão do rei e o comissário do sumo sacerdote, esvaziavam-no, tomavam-no e o levavam de novo ao seu lugar; assim faziam dia após dia e ajuntaram dinheiro em abundância,

12 - o qual o rei e Joiada davam aos que dirigiam a obra e tinham a seu cargo a Casa do SENHOR; contrataram pedreiros e carpinteiros, para restaurarem a Casa do SENHOR, como também os que trabalhavam em ferro e em bronze, para repararem a Casa do SENHOR.

13 - Os que tinham o encargo da obra trabalhavam, e a reparação tinha bom êxito com eles; restauraram a Casa de Deus no seu próprio estado e a consolidaram.

14 - Tendo eles acabado a obra, trouxeram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro, de que se fizeram utensílios para a Casa do SENHOR, objetos para o ministério e para os holocaustos, taças e outros objetos de ouro e de prata. E continuamente ofereceram holocaustos na Casa do SENHOR, todos os dias de Joiada.

15 - Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu.

16 - Sepultaram-no na Cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Israel e para com Deus e a sua casa.

17 - Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu.

18 - Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.

19 - Porém o SENHOR lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos.

20 - O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.

21 - Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR.

22 - Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera, porém matou-lhe o filho; este, ao expirar, disse: O SENHOR o verá e o retribuirá.

23 - Antes de se findar o ano, subiu contra Joás o exército dos siros; e, vindo a Judá e a Jerusalém, destruíram, dentre o povo, a todos os seus príncipes, cujo despojo remeteram ao rei de Damasco.

24 - Ainda que o exército dos siros viera com poucos homens, contudo, o SENHOR lhes permitiu vencer um exército mui numeroso dos judeus, porque estes deixaram o SENHOR, Deus de seus pais. Assim, executaram os siros os juízos de Deus contra Joás.

25 - Quando os siros se retiraram dele, deixando-o gravemente enfermo, conspiraram contra ele os seus servos, por causa do sangue dos filhos do sacerdote Joiada, e o feriram no seu leito, e morreu.

26 - Sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. Foram estes os que conspiraram contra ele: Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, a moabita.

27 - Quanto a seus filhos, e às numerosas sentenças proferidas contra ele, e à restauração da Casa de Deus, eis que estão escritos no Livro da História dos Reis. Em seu lugar, reinou Amazias, seu filho.
SALMOS 81
1 - Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó.

2 - Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.

3 - Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa.

4 - É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó.

5 - Ele o ordenou, como lei, a José, ao sair contra a terra do Egito.

6 - Livrei os seus ombros do peso, e suas mãos foram livres dos cestos.

7 - Clamaste na angústia, e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá.

8 - Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!

9 - Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho.

10 - Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.

11 - Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.

12 - Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.

13 - Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!

14 - Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.

15 - Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.

16 - Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.
1 - Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó.

2 - Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.

3 - Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa.

4 - É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó.

5 - Ele o ordenou, como lei, a José, ao sair contra a terra do Egito.

6 - Livrei os seus ombros do peso, e suas mãos foram livres dos cestos.

7 - Clamaste na angústia, e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá.

8 - Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!

9 - Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho.

10 - Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.

11 - Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.

12 - Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.

13 - Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!

14 - Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.

15 - Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.

16 - Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

: Deus de todo o mundo, ajuda-nos a olhar além da cor, raça, cultura e condição, e a amar nosso próximo como Tu nos amaste primeiro. Em nome de Jesus, oramos. Amém.
Quem precisa do meu amor e acolhimento incondicionais hoje?
Bob Old (Tennessee, EUA)
pelas pessoas que trabalham em prol da harmonia racial.
                                                                                 
                                                                                    
                                               DE: BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário