terça-feira, 13 de setembro de 2011

Leitura diária da Bíblia 13 de setembro - João 15 : e 16 : 1 -4 ; 2 Crônicas 23 ; Salmos 80‏

JOÃO 15
1 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 - Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

3 - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

4 - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 - Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

7 - Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

8 - Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

9 - Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.

10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

11 - Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

12 - O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

14 - Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

15 - Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

16 - Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

17 - Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

18 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

19 - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

20 - Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

21 - Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

22 - Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

23 - Quem me odeia odeia também a meu Pai.

24 - Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

25 - Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

26 - Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

27 - e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
JOÃO 16 : 1 - 4
1 - Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis.

2 - Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.

3 - Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.

4 - Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.
2 CRÔNICAS 23
1 - No sétimo ano, Joiada se animou e entrou em aliança com os capitães de cem: Azarias, filho de Jeroão, Ismael, filho de Joanã, Azarias, filho de Obede, Maaséias, filho de Adaías, e Elisafate, filho de Zicri.

2 - Estes percorreram Judá, e congregaram os levitas de todas as cidades de Judá e os cabeças das famílias de Israel, e vieram para Jerusalém.

3 - Toda essa congregação fez aliança com o rei na Casa de Deus; e Joiada lhes disse: Eis que reinará o filho do rei, como falou o SENHOR a respeito dos filhos de Davi.

4 - Esta é a obra que haveis de fazer: uma terça parte de vós, sacerdotes e levitas, que entrais no sábado, servirá de guardas da porta;

5 - outra terça parte estará na casa do rei; e a outra terça parte, à Porta do Fundamento; e todo o povo estará nos pátios da Casa do SENHOR.

6 - Porém ninguém entre na Casa do SENHOR, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo guardará o preceito do SENHOR.

7 - Os levitas rodearão o rei, cada um de armas na mão, e qualquer que entrar na casa, seja morto; estareis com o rei quando entrar e quando sair.

8 - Fizeram, pois, os levitas e todo o Judá segundo tudo quanto lhes ordenara o sacerdote Joiada; tomou cada um os seus homens, tanto os que entravam como os que saíam no sábado; porquanto o sacerdote Joiada não despediu os turnos.

9 - O sacerdote Joiada entregou aos capitães de cem as lanças, os paveses e os escudos que haviam sido do rei Davi e estavam na Casa de Deus.

10 - Dispôs todo o povo, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até ao seu lado esquerdo, e até ao altar, e até ao templo, para rodear o rei.

11 - Então, trouxeram para fora o filho do rei, puseram-lhe a coroa, entregaram-lhe o Livro do Testemunho e o constituíram rei; Joiada e seus filhos o ungiram e gritaram: Viva o rei!

12 - Ouvindo Atalia o clamor do povo que corria e louvava o rei, veio para onde este se achava na Casa do SENHOR;

13 - olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, à entrada, e os capitães e os que tocavam trombetas, junto ao rei; e todo o povo da terra se alegrava, e se tocavam trombetas. Também os cantores com os instrumentos músicos dirigiam o canto de louvores. Então, Atalia rasgou os seus vestidos e clamou: Traição! Traição!

14 - Porém o sacerdote Joiada trouxe para fora os capitães que comandavam as tropas e disse-lhes: Fazei-a sair por entre as fileiras; se alguém a seguir, matai-o à espada. Porque o sacerdote tinha dito: Não a matem na Casa do SENHOR.

15 - Lançaram mão dela; e ela, pelo caminho da entrada dos cavalos, foi à casa do rei, onde a mataram.

16 - Joiada fez aliança entre si mesmo, o povo e o rei, para serem eles o povo do SENHOR.

17 - Então, todo o povo se dirigiu para a casa de Baal e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares.

18 - Entregou Joiada a superintendência da Casa do SENHOR nas mãos dos sacerdotes levitas, a quem Davi designara para o encargo da Casa do SENHOR, para oferecerem os holocaustos do SENHOR, como está escrito na Lei de Moisés, com alegria e com canto, segundo a instituição de Davi.

19 - Colocou porteiros às portas da Casa do SENHOR, para que nela não entrasse ninguém que de qualquer forma fosse imundo.

20 - Tomou os capitães de cem, os nobres, os governadores do povo e todo o povo da terra, e todos estes conduziram, da Casa do SENHOR, o rei; passaram, pela porta superior, para a casa do rei e assentaram o rei no trono do reino.

21 - Alegrou-se todo o povo da terra, e a cidade ficou tranqüila, pois haviam matado Atalia à espada.
SALMOS 80
1 - Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.

2 - Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder e vem salvar-nos.

3 - Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

4 - Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, até quando estarás indignado contra a oração do teu povo?

5 - Dás-lhe a comer pão de lágrimas e a beber copioso pranto.

6 - Constituis-nos em contendas para os nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós a valer.

7 - Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

8 - Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste.

9 - Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra.

10 - Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus.

11 - Estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio.

12 - Por que lhe derribaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho?

13 - O javali da selva a devasta, e nela se repastam os animais que pululam no campo.

14 - Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha;

15 - protege o que a tua mão direita plantou, o sarmento que para ti fortaleceste.

16 - Está queimada, está decepada. Pereçam os nossos inimigos pela repreensão do teu rosto.

17 - Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.

18 - E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.

19 - Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
: Deus fiel, mantém-nos em contato Contigo e com a Tua vontade para as nossas vidas. Ajuda-nos a confiar em Ti e no poder da Tua dádiva da oração. Em nome de Jesus. Amém.
A verdade é esta: a oração funciona!
Amy Treece (Carolina do Norte, EUA)
pelos grupos de oração.
                                                                                     
                                                                                            
 DE: BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário