sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Leitura diária da Bíblia 8 de setembro - João 12 : 27 - 50 ; 2 Crônicas 16 e 17 ; Salmos

JOÃO 12 : 27 - 50
27 - Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.

28 - Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.

29 - A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.

30 - Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.

31 - Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

32 - E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

33 - Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.

34 - Replicou-lhe, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?

35 - Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

36 - Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.

37 - E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,

38 - para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?

39 - Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:

40 - Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.

41 - Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.

42 - Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;

43 - porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

44 - E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

45 - E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.

46 - Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 - Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.

48 - Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

49 - Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.

50- E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.
2 CRÔNICAS 16
1 - No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, subiu Baasa, rei de Israel, contra Judá e edificou a Ramá, para que a ninguém fosse permitido sair de junto de Asa, rei de Judá, nem chegar a ele.

2 - Então, Asa tomou prata e ouro dos tesouros da Casa do SENHOR e dos tesouros da casa do rei e enviou servos a Ben-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:

3 - Haja aliança entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai. Eis que te mando prata e ouro; vai e anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se retire de mim.

4 - Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ijom, a Dã, a Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali.

5 - Ouvindo isso Baasa, deixou de edificar a Ramá e não continuou a sua obra.

6 - Então, o rei Asa tomou todo o Judá, e trouxeram as pedras de Ramá e a sua madeira com que Baasa a edificara; com elas edificou Asa a Geba e a Mispa.

7 - Naquele tempo, veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no SENHOR, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos.

8 - Acaso, não foram os etíopes e os líbios grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Porém, tendo tu confiado no SENHOR, ele os entregou nas tuas mãos.

9 - Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.

10 - Porém Asa se indignou contra o vidente e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião, oprimiu Asa alguns do povo.

11 - Eis que os mais atos de Asa, tanto os primeiros como os últimos, estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá e Israel.

12 - No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos.

13 - Descansou Asa com seus pais; morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado.

14 - Sepultaram-no no sepulcro que mandara abrir para si na Cidade de Davi; puseram-no sobre um leito, que se enchera de perfumes e de várias especiarias, preparados segundo a arte dos perfumistas. Foi mui grande a queima que lhe fizeram destas coisas.
2 CRÔNICAS 17
1 - Em lugar de Asa, reinou seu filho Josafá, que se fortificou contra Israel;

2 - ele pôs tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa, seu pai, tinha tomado.

3 - O SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a baalins.

4 - Antes, procurou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel.

5 - O SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.

6 - Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do SENHOR, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá.

7 - No terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes Ben-Hail, Obadias, Zacarias, Natanael e Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá;

8 - e, com eles, os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias; e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão.

9 - Ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do SENHOR; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo.

10 - Veio o terror do SENHOR sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de maneira que não fizeram guerra contra Josafá.

11 - Alguns dos filisteus traziam presentes a Josafá e prata como tributo; também os arábios lhe trouxeram gado miúdo, sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes.

12 - Josafá se engrandeceu em extremo, continuamente; e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá.

13 - Empreendeu muitas obras nas cidades de Judá; e tinha, em Jerusalém, gente de guerra e homens valentes.

14 - Este é o número deles segundo as suas famílias: em Judá, eram capitães de mil: o chefe Adna e, com ele, trezentos mil homens valentes;

15 - depois dele, o capitão Joanã e, com ele, duzentos e oitenta mil;

16 - e, depois, Amasias, filho de Zicri, que, voluntariamente, se ofereceu ao serviço do SENHOR, e, às suas ordens, duzentos mil homens valentes.

17 - De Benjamim, Eliada, homem valente, e, com ele, duzentos mil, armados de arco e de escudo;

18 - depois dele, Jozabade, com cento e oitenta mil armados para a guerra.

19 - Estavam estes no serviço do rei, afora os que o rei tinha posto nas cidades fortificadas por todo o Judá.
SALMOS 78 : 1 - 20
1 - Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.

2 - Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.

3 - O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,

4- não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.

5 - Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos,

6 - a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;

7 - para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;

8 - e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

9 - Os filhos de Efraim, embora armados de arco, bateram em retirada no dia do combate.

10 - Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na sua lei;

11 - esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes mostrara.

12 - Prodígios fez na presença de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã.

13 - Dividiu o mar e fê-los seguir; aprumou as águas como num dique.

14 - Guiou-os de dia com uma nuvem e durante a noite com um clarão de fogo.

15 - No deserto, fendeu rochas e lhes deu a beber abundantemente como de abismos.

16 - Da pedra fez brotar torrentes, fez manar água como rios.

17 - Mas, ainda assim, prosseguiram em pecar contra ele e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo.

18 - Tentaram a Deus no seu coração, pedindo alimento que lhes fosse do gosto.

19 - Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?

20- Com efeito, feriu ele a rocha, e dela manaram águas, transbordaram caudais. Pode ele dar-nos pão também? Ou fornecer carne para o seu povo?

: Obrigada, ó Deus, pela dádiva da vida. Ajuda-nos a iniciar cada dia com ações de graças, certos de que Tu estarás conosco e nos guiarás. Em nome de Jesus. Amém.
Receber cada dia com ações de graças aumenta nossa consciência de Deus.
Ralph F. Kruger (Missouri, EUA)
para que conheçamos a alegria de viver cada dia.
 
 ORIGINAL DE BETTY JO ( EUA ) / EDUARDO LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário