REFLEXÃO-14.08
1Rs 18.1-6 1 Depois de muitos dias veio a Elias a palavra do Senhor, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra. 2 Então Elias foi apresentar-se a Acabe. E a fome era extrema em Samaria. 3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo (ora, Obadias temia muito ao Senhor; 4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tom ou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água); 5 e disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios. Pode ser que achemos erva para salvar a vida dos cavalos e mulas, de maneira que não percamos todos os animais. 6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem; e foram a sós, Acabe por um caminho, e Obadias por outro. (ACF)
Em nossos dias, esse rei Acabe estaria nas manchetes da imprensa. O próprio rei vai procurar capim para salvar a vida dos cavalos e mulos. Se fosse hoje, haveria um batalhão de cinegrafistas, jornalistas e fotógrafos registrando “o esforço pessoal do rei” e seu sacrifício em tempo de crise extrema: correndo pelo deserto à procura de capim.
No entanto, um rei correndo pelo deserto, à procura de capim para seus mulos, em vez de cuidar do que era realmente importante: a reforma do culto, a moralização da Fé em seu território.
Ele tinha a solução da crise em suas mãos. Mas ao invés de atacar o problema, corria pelo deserto, à procura de capim para seus mulos. Nem digo que a solução era fácil. Teria que enfrentar sua mulher e os interesses políticos que vinham associados ao casamento com Jezabel, filha do rei dos sidônios. Teria que enfrentar a resistência de uma boa parcela de fanáticos religiosos sob a proteção da rainha e de poderes estrangeiros.
Mas Acabe tinha a solução em suas mãos. No entanto, o povo vivia na idolatria e morria de fome, e seu rei corria pelo deserto à procura de capim para seus mulos.
Eu vou ter que examinar minha vida à luz e no confronto desse rei que corre pelo deserto, à procura de capim. Tenho medo dessa análise, porque é bem possível que chegue à conclusão: você está correndo pelo deserto atrás de capim em vez de procurar uma solução para os problemas reais. Aliás, sei muito bem o que DEUS espera de mim. Há rios de água viva disponível. Mas prefiro passar fome e sede e deixar que pessoas que me são confiadas passem fome e sede.
Maldita obstinação de Acabe que sempre me ressalta de novo. Enquanto isso meu DEUS diz a seu profeta: “Vai, apressa-te à Acabe, porque darei chuvas sobre a terra” (v.1).
Graças a DEUS, por JESUS CRISTO.
Pensemos Nisso!
Versículo do dia: Mc 5:36 Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão-somente creia". (NVI)
Gentileza: Pr J. C. Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário