sábado, 13 de agosto de 2011

REFLEXÃO-13.08


1Rs 1.15-21 15 Foi, pois, Bate-Seba à presença do rei na sua câmara. Ele era mui velho; e Abisague, a sunamita, o servia. 16 Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei. Então o rei lhe perguntou: Que queres? 17 Respondeu-lhe ela: Senhor meu, tu juraste à tua serva pelo Senhor teu Deus, dizendo: Salomão, teu filho, reinará depois de mim, e se assentará no meu trono. 18 E agora eis que Adonias reina; e tu, ó rei meu senhor, não o sabes. 19 Ele matou bois, animais cevados e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e a Abiatar, o sacerdote, e a Joabe, general do exército; mas a teu servo Salomão não o convidou. 20 Mas, ó rei meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti, para que lhes declares quem há de assentar-se no teu trono depois de ti. 21 Doutro modo sucederá que, quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e Salomão meu filho seremos tidos por ofensores. (ACF)
Desespero. Quem já passou por uma situação de desespero sabe como é desagradável! A criança se desespera quando se perde dos pais. Um colono que sempre viveu na roça se desespera quando está confuso numa cidade grande. O jovem, quando busca a “droga”, está clamando desesperado. Aquele que perde seu contrato de trabalho, se desespera pois perde a fonte de renda de sua família. Qualquer pessoa que perder o contato com DEUS se desespera e por isso se agarra aos “deuses” que encontr a, procurando sentido e segurança para sua vida.
Diante da auto proclamação de Adonias como rei, Bate-Seba estava desesperada. Tanto ela quanto Salomão sabiam que perderiam seus privilégios e até a própria vida (vs. 11 Natã perguntou então a Bate-Seba, mãe de Salomão: "Você ainda não sabe que Adonias, o filho de Hagite, tornou-se rei, sem que o nosso senhor Davi ficasse sabendo? 12 Agora, vou dar-lhe um conselho para salvar a sua vida e também a vida do seu filho Salomão.). Essa situação os levou a apelarem para que Davi designasse Salomão ao trono.
Mesmo após a morte de Davi, quando Salomão já era rei, ele não se sentiu seguro. Como autoridade máxima, eliminou Adonias.
E o que nós fazemos quando estamos desesperados, confusos, quando algo nos ameaça?
Agimos como Salomão, usando a força para tirar do caminho quem e o que atrapalha, ou baixamos a cabeça esperando que “os pombos assados caiam em nosso prato”?
Como cristãos, temos que agir embasados na ética de JESUS CRISTO. Ele nos aponta a direção e espera uma atitude de apoio da nossa parte. Fazer discípulos é agir com amor, em primeiro lugar.
O desespero gera a ação, como relata o texto bíblico. Na minha ação, no entanto, devo ter os olhos e as mãos voltadas a DEUS e ao próximo, para que as minhas atitudes não causem desespero em outras pessoas.
Se a criação de DEUS clama desesperada atualmente, cada um, principalmente quem se diz cristão, deve assumir o “minha culpa”, por conivência ou omissão.
O desespero deve conduzir-nos para JESUS CRISTO, a nossa fonte de Fé e a nossa referência de atuação na vida.
Pensemos Nisso!
Versículo do dia: Mt 14:27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " (NVI)
Gentileza: Pr J. C. Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário