sábado, 31 de março de 2012

Não temas, crê somente!

 Pastor Sérgio Fernandes

Marcos 5:36 - E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. 

Jesus Cristo revelou nos evangelhos possuir uma incrível estabilidade emocional. Procuro me espelhar nEle quando preciso lidar com o sofrimento de algum irmão que apascento, tentando simultaneamente chorar e motivar a fé. Por isso considero tão poderosa a mensagem do Salvador para o pai da menina: “não temas, crê somente”.

O Salvador fornece força para enfrentar nossas crises, e também nos desafia a enxergar nelas um propósito. Para os amigos de Jairo, a morte da menina sepultava definitivamente a esperança de que ela teria futuro. Mas o poder de Cristo vai além da morte, e mesmo o que o mundo considera “um caso perdido” pode se tornar mais história de superação pela fé em Jesus.

Eu já fui um caso perdido! Mas o Salvador mudou minha história, e pode mudar a Sua também!


Dai-lhes Vós de Comer

 Pr. Olavo Feijó

Mateus 14:16 - Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. 

Quando soube do assassinato de João Batista, por Herodes, Jesus achou por bem sair da Galiléia, por barco. Acompanhado por uma multidão, o Mestre parou num lugar amplo, para pregar e curar. Alertado pelos discípulos sobre o adiantado da hora e a conveniência de acabar a reunião e deixar a multidão ir à procura de comida, Cristo surpreendeu os apóstolos. “Mas Jesus respondeu – Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.” (Mateus 14:16).

Foi o próprio Jesus quem pregou que o Senhor, quando manda chuva não restringe a água somente aos corretos de coração. Por isso, ao propor aos seus próprios discípulos que alimentar os famintos deve ser consequência indiscriminada da fé cristã, o Mestre permaneceu coerente. É próprio de todo cristão o ministério da ajuda, a postura das boas obras.

Com a mesma naturalidade com que Jesus multiplicou o pouco, usando o Seu poder, Ele achou perfeitamente adequado recolher doze cestos, do pão que sobrara. Em ambos os casos, porém, o Mestre achou por bem ensinar Seus discípulos a depender do Seu ensino e da Sua orientação. A doutrina cristã é absolutamente solidária, responsável, caridosa. Cristão que se preza tem a obrigação de interromper sua jornada, quando descobre uma vítima jogada no caminho da vida. O “passar de lado” é condenado por Jesus. O comportamento ideal do crente é o do “bom samaritano”. Cristão que obedece a Cristo não depende de governo para lutar contra a injustiça social. Nem depende de igrejas, ou de ONG’s. Quando vê necessidade, arregaça as mangas e, ele próprio, “dá de comer”.


Jesus Disse : Mateus 26:51-52‏

VERSÍCULO:
Um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e
feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Disse-lhe
Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela
espada morrerão.”
-- Mateus 26:51-52

PENSAMENTO:
Como sempre, Jesus contraria nossas expectativas. Ele protege um
inimigo e repreende um “defensor”. Mas, é porque ainda não
compreendemos o que Jesus realmente quer. Às vezes aqueles que mais
prejudicam a causa de Cristo são aqueles que pensam que agem na
defesa dele. Quantas vezes eu não machuquei Jesus com meu zelo mal
direcionado? Quantas vezes eu não agi, sem perguntar a ele se era
aquilo mesmo que ele queria? Certamente chegou o dia em que Pedro
não resistiu, nem lutou, mas, foi levado onde não queria, como
Jesus prometeu (João 21:18). Até então, ele aprendeu que para o
discípulo só pode haver um caminho, o caminho da cruz. É o caminho
de todos que querem seguir o Senhor. Mas, para seguí-lo, precisamos
andar bem juntinho dEle. Peça a Jesus ainda hoje para lhe ajudar a
enxergar mais claramente este caminho. Podemos nos confundir na
jornada. Pode haver surpresas. Mas, quando você chegar ao fim e
vi-Lo lhe esperando, você terá certeza que não queria nenhuma outra
direção para sua vida. Ó glória!

ORAÇÃO:
Pai, perdoe-me. Como Pedro, muitas vezes ao invés de ajudar,
tenho atrapalhado a missão de Jesus. Eu tenho tanto a aprender
ainda. Ajude-me a lembrar de buscar a sábia direção antes de agir
ou falar. Eu sei que o Senhor pode e vai me mostrar sempre o seu
caminho, mesmo na mais difícil das situações. Em Cristo eu oro.
Amém.

http://www.hermeneutica.com/

sexta-feira, 30 de março de 2012

Romanos 14:17‏


"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Romanos 14:17

Pensamento: Aqui o apóstolo Paulo traz um ensinamento acerca do reino de Deus, que na verdade é uma lembrança para todos nós depositarmos nossas principais expectativas não somente nesta vida, mas no reino de Deus, onde a justiça, a paz, e a alegria duram eternamente.
Oração: Senhor Deus, obrigado por ter me escolhido e por ter enviado a Jesus para me salvar e trazer vida eterna. Ensina-me a colocar minha esperança na vida eterna, no reino de Deus. Ajuda-me a não ter apego as coisas deste mundo, que são passageiras. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Aline Ferreira
enf.alineferreira@hotmail.com

quinta-feira, 29 de março de 2012

1 Samuel 7:12‏


"Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR." 1 Samuel 7:12

Pensamento: O que você acha que te ajudou até aqui? Isso mesmo, desde que você nasceu até este exato momento que você está lendo esta mensagem? Você pode estar enumerando várias respostas: estudo, inteligência, sorte, enfim, muitas e muitas respostas. Mas, verdadeiramente só há uma: o Senhor ! Ele mesmo nos diz que nos conhece antes de sermos formados no ventre da nossa mãe; que tem nossos fios de cabelos contados e nenhum cai se Ele não permitir; que tem o nosso nome gravado nas palmas das Suas Mãos, portanto, creia que não importa o momento que você está vivendo, que tristeza está tomando conta do teu coração, que tribulação está querendo te impedir de caminhar, que mar Vermelho se levantou na tua frente, que fornalha quente te jogaram, que cova você acabou de cair, não importa. Importa sim, que Aquele que criou você com perfeição, é Poderoso para te livrar dentro da fornalha, no fundo da cova dos leões, abrir o Mar, liberar os caminhos e arrancar toda tristeza do teu coração, pois só ELE é quem pode te ajudar em todos os momentos, dando livramentos e criando o que for preciso para te proteger, ajudar e abençoar. Responda agora, em alta voz: "Até aqui me ajudou o Senhor", ALELUIA!" 

Oração: Senhor Deus e nosso Pai, obrigada por cuidar de nós a cada minuto da nossa vida, por estar conosco em toda e qualquer situação, por Sua fidelidade em todo tempo, e como é bom meu Deus poder falar: até aqui me ajudou o Senhor! em nome de Jesus, eu te agradeço, Amém !
Aline Ferreira
enf.alineferreira@hotmail.com

A Mãe De Tiago E João - Uma Mulher Como Eu E Você‏

Valdenira Nunes de Menezes Silva

"Então se aproximou dEle a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-O, e fazendo-Lhe um pedido" (Mateus 20:20).

A mãe de Tiago e João não foi uma mãe diferente de mim e de você. Para ela, Tiago e João eram ...

1- os melhores filhos do mundo;
2- aqueles que mais amavam o Senhor;
3- os que agiam com mais fidelidade.

E, por estas e por tantas outras boas características que eles possuíam, ela tinha em seu coração uma reivindicação a ser feita ao Senhor.

Chegando bem pertinho de Jesus, ela não temeu, nem se envergonhou mas disse-Lhe: Senhor, por favor, "dize que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita e outro à Tua esquerda, no Teu reino" (Mateus 20:21).
Esta sua atitude foi de uma mulher arrogante ou de uma mulher que amava tanto os filhos e conhecia tanto seus corações que não mediu esforços para, corajosamente, fazer tal pedido ao Senhor?
Para as outras mães que, por acaso, se encontravam juntas a Jesus e que também amavam seus filhos, ela era uma mulher arrogante, excessivamente orgulhosa e soberba. Talvez pensaram ...

1- "Como ela se atreve a fazer tal proposta?"
2- "Ela pensa que seus filhos são melhores e mais importantes do que os nossos?"
3- "Não acredito no que estou ouvindo!"

A mãe de Tiago e João não se importou com o que os outros iriam pensar. Ela amava muito seus filhos e sabia que eles amavam muito o Senhor. Ela conhecia seus corações e achava que eles mereciam sentar-se um à direita e o outro à esquerda do Senhor quando o reino fosse estabelecido.

Ah, irmã, nós que somos mães jamais deveríamos censurá-la, pois, com certeza, agimos do mesmo jeito quando achamos que nosso filho ...
a- é o mais inteligente de sua turma da Universidade;
b- é o melhor jogador do time de basquete do colégio;
c- é o mais bonito de sua turma;
d- é o mais espiritual dentre os tantos jovens da igreja.

Como mãe, olho para meus filhos (e agora para meus netos) com os mesmos olhos da mãe coruja. Para mim, eles são e sempre serão os melhores, os mais bonitos apesar de saber que são pecadores e cheios de defeitos.
Como mãe, que sempre quer o melhor para seus filhos, eu entendo o porquê deste pedido da mulher de Zebedeu e mãe de Tiago e João. Mas por entender o pedido dela, isto não quer dizer que estou certa, nem que ela agiu corretamente, pois, afinal de contas, havia outros que mereciam aquela posição privilegiada.

Sempre queremos o melhor para nossos filhos mas, como mulheres de Deus, devemos sempre almejar o melhor para eles sem passar por cima dos outros. E sabemos que o melhor para nossos filhos é o bem espiritual de cada um e a dedicação deles no serviço do Senhor.

Pela Bíblia, sabemos que a mãe de Tiago e João chegou até Jesus com um espírito de humildade. Ela chegou junto a Ele "adorando-O e fazendo-Lhe um pedido" (Mateus 20:20b). Assim como ela, nós também devemos ser mulheres humildes, pois esta deve ser sempre uma qualidade de uma mulher segundo o coração de Deus.
O que, realmente, significa humildade?
De acordo com o dicionário de Aurélio Buarque, humildade é uma "virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza. É também "modéstia" e "submissão". É este tipo de característica que devemos ter em nossa vida a fim de agradar a Deus.

Se como mãe desejo e quero o melhor para meu filho, então, tenho que usar um meio seguro para conseguir este meu objetivo e, o único meio, é a oração. Elevar meu coração e minha alma ao Senhor em favor deles é melhor do que exigir ou insinuar.

Deus está no controle de minha vida e da vida de cada um dos meus filhos. Posso pedir que Ele ...

I- cuide deles e os livre das más influências deste mundo;
II- os coloque no lugar perfeito que Ele escolheu;
III- os fortifique em Seus caminhos;
IV- os capacite a usar os dons que Ele lhes deu.

Jesus, que cuida de nós, nos orienta e nos ensina em Sua Palavra, como devemos agir para agradar a Deus. Em Mateus 20:27, Ele nos diz que "qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos."
Que lição preciosa de humildade!
Se o meu Salvador, o próprio Deus, não se importou de deixar a Sua glória e vir ao mundo para servir, quanto mais eu, uma pecadora!
Por que ser servida em vez de servir?
Por que querer ser exaltada em vez de exaltar?
Como uma mulher de Deus devo ser uma serva fiel, pronta para servi-Lo e servir a qualquer que necessitar de mim. Que o Senhor tenha sempre em Suas mãos o meu coração, transformando-o de acordo com a Sua vontade e plano perfeito para a minha vida.

Além deste episódio, vemos esta mulher junto com outras mulheres fiéis aos pés de Jesus na Sua crucificação e na manhã em que Ele ressuscitou. Ela pôde ver o cumprimento de tudo que Ele havia dito:

"E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu" (Mateus 27:55-56).

"E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-Lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro: E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram" (Marcos 16:1-6).

A ressurreição de Cristo serviu para fortalecer ainda mais a sua fé e, provavelmente, a fortaleceu naqueles momentos difíceis (se é que estava viva) da morte de Tiago pelas mãos de Herodes Agripa. Ele se tornou o primeiro apóstolo-mártir.

O Senhor também fortalece o nosso espírito com promessas preciosas na Sua Palavra ...

"Disse Deus a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela" (Gênesis 17:15-16).
Deus deu a Sara o filho que ela tanto desejava. Para ela, foi um privilégio ser mãe com a idade de noventa anos.

"Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor" (Salmo 113:9).
Ser estéril e depois ser abençoada com muitos filhos? Somente o nosso Deus é capaz de fazer este tão grande milagre na vida de uma mulher. Amém!

"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Provérbios 31:28-29).
Existe alguma coisa que deixa nosso coração de mãe mais feliz do que saber que nossos filhos nos chamam de bem-aventurada?

Que possamos amar nossos filhos com a mesma intensidade que a mãe de Tiago e João os amava e que, assim como ela, cheguemos humildemente aos pés do Senhor e possamos dizer:

"Senhor, obrigada pelas bênçãos das tantas promessas que Tu nos dás na Tua Palavra!
Obrigada, porque Tu nos ensinas que é sendo humilde que se é considerada grande no reino!
Obrigada, porque aprendi que o caminho para ver os meus filhos felizes é entregando-os a Ti!
Obrigada, pelo cuidado que Tu tens com a minha vida e a vida de todos aqueles que amo!
Em nome de Jesus, amém!

Fortalecei-vos.


 
         Uma das principais tarefas dos educadores seria preparar os seus educandos a ser educado. Nessa preparação, que não é da noite para o dia. Leva anos e anos, num trabalho de paciência e tempo. Por isso, que muitas vezes a recompensa dos resultados por aquelas pessoas não são visíveis a curto prazo.
 
         As falhas aparecem, porque no processo de aprendizagem deverá ser aplicado o "feedback", onde consiste saber se houve apreensão numa certa atividade. Colocá-los num caminho reto do ensino, onde teoria/prática se estabeleçam e cresçam paralelamente e preenchendo o todo.
 
         Muitas fracassam, porque deixam de seguir pacientemente o caminho da educação. É evidente, que não nascemos falando, escrevendo, ou mesmo qualquer outro movimento ou sistema de informação. Por isso, as nossas mentes precisam ser disciplinadas. Não pelo processo de repetição sem sentido, mas, com precisão e clareza no que está fazendo.
 
         Tendo uma disciplina, não à moda da força, mas deliberadamente, onde o aprender leva ao conhecimento, e o conhecimento ao entendimento, e isso; deduz-se o aperfeiçoamento da alma.
 
         Ademais, meus amigos, que um dos mais ilustre apóstolo em sua carta paulina recomenda: “Posso todas as coisas n'Aquele que me fortalece". Um dos fortalecimentos para os cristãos, indubitavelmente, seria o revestimento de sua mente, principalmente, em relação a sua fé, sem esquecer  os elementos que solidificam a mente no dia-a-dia.
 
Portanto, não deixe autodisciplina quanto à meditação na Palavra de Deus, que outrora, muitos relegam ao tempo e ao esquecimento. Tendo a ocupação dos seus pensamentos e o seu modo viver, na estreita na vontade do Senhor. Enfim, as palavras sagradas, já o encoraja dizendo:   “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu Poder".
 

 
"Sem fé, é impossível agradar a Deus"
 
 BRASIL  - MS - Campo Grande - Elcio Cunha

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.‏

Leitura Biblica:
  
O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 


Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.


Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 


Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 


Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 

Isaías 55:6-11
                                    
                                  A intimidade com Deus merece uma busca constante.
Kariny Xavier 


Filipenses 4:10-13 Vai Passar!‏

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade." ( Fp 4:12)
Muitos desconsideram a Bíblia  e acreditam que o fiel não passa por dificuldades. Ora, o versículo acima nos mostra o grande apóstolo Paulo declarando que tinha momentos de fartura, mas também de escassez e até de fome. O que fazia diferença em sua vida é que ele sabia conviver com todas as situações. Como declara mais adiante, em Fp 4:13, podia todas as coisas em Jesus, que o fortalecia.
Isso me lembra a essência de uma história que ouvi. Não é real, é ficção, e aqui está adaptada, mas pode nos ajudar a viver bem em todas as épocas. Ela fala de um jovem rei inconstante. Diante das vitórias ficava alegre em extremo e até desprezava os demais. POrém, como é comum, logo apareciam as dificuldades e as derrotas, que o deixaram arrasado. Sua vida era cheia de altos e baixos. Não podendo continuar assim, chamou seus conselheiros e deu-lhes uma tarefa. Pediu que trabalhassem em busca de uma frase npara escrever em sua coroa lembrando-lhe que não deveria se exaltar nas vitórias nem se desesperar nas derrotas, pois desejava ser sensato e moderado. Trabalharam muito, mas não conseguiram atende ao pedido até que alguém se lembrou de um ancião, dos ex-conselheiros do pai do rei, e foi buscá-lo. Este, com a experiência dos muito anos, declarou ao rei: A frase que o senhor procura é simples, são duas palavras. Coloque-as em sua coroa, mas grave-as em seu coração. Escreva apenas: Vai passar!
Não é fácil controlar o ímpeto na vitória, menos ainda o desânimo nas lutas, mas vejo que Paulo conseguia encontrar forças para isso em Cristo, e que n´pos também podemos. Não sei qual a situação que você está enfrentando ou enfrentará, mas sei que Cristo é o que pode lhe dar a sensatez para viver bem em todas elas. - ARG

PEÇA AJUDA AO SALVADOR E LEMBRE-SE SEMPRE, SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO: VAI PASSAR!

( Pão Diário - 26/03/2012)

Marcada por tragédias

  Pastor Sérgio Fernandes

Lucas 8:42 - Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. 

O relato da ressurreição da filha de Jairo está presente nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Esta história teve peso na experiência dos apóstolos com o Salvador, e tenho particular apreço por este texto, pelo testemunho que ele oferece do poder que Jesus tem para restaurar uma vida que se perdeu.

A história desta menina foi marcada tragicamente: ela adoeceu e morreu; ninguém se lembrava de seu nome (talvez por isso ele foi ocultado nos evangelhos). Aparentemente, não havia muitas pessoas torcendo por sua melhora, pois apenas seu pai se preocupou em buscar uma solução para seu problema. É claro no texto que ninguém esperava que ela pudesse ter o futuro que todo jovem sonha em ter. Contudo, nenhuma marca negativa foi mais forte do que o poder de Cristo que mudou o futuro desta menina.

A morte de Jesus na cruz pode mudar radicalmente sua história! Quem confia no Salvador encontra muito mais do que uma vida plena e abençoada, encontra salvação eterna e segurança para o futuro.


Deus Não Salvou Jesus?

 Pr. Olavo Feijó

Mateus 27:43 - Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. 

Para entender a crucificação de Jesus é obrigatório conhecer o plano geral do Criador, focado em transformar em Seus filhos criaturas feitas à Sua imagem. Os líderes religiosos, desconhecedores do contexto bíblico, olharam a morte na cruz como o final fracassado do carpinteiro metido a Messias. Por isso, diziam: “Ele confiou em Deus e disse que era Filho de deus. Vamos ver se Deus quer salvá-lo agora.” (Mateus 27:43).

A morte do nazareno Jesus criou controvérsia e escândalo. Aquele final trágico e vergonhoso “provou” a tese dos que nunca conseguiram entender ou aceitar os planos mais altos e eternos de Jeová. A pregação revolucionária e a postura não-religiosa de Jesus nunca reforçou as teologias construídas na base de um deus feito à imagem do homem.

O grito “Porque Me desamparaste?” só faz sentido quando compreendido no contexto da exclamação “Tudo está consumado!”. A cruz e a ressurreição sempre fizeram parte do projeto divino do “novo céu e da nova terra”. Impedir o sacrifício de Si mesmo, na pessoa humanizada do Seu Filho, seria não ser coerente com um projeto que incluiu, desde o início, o potencial da escolha errada, bem como a confirmação restauradora da escolha certa. A morte de Jesus foi tão poderosa que significou a morte da morte. A morte de Jesus abriu as portas eternas da vida, mediante a ressurreição reveladora do Cristo.

Jesus Disse : Mateus 26:46-47‏

VERSÍCULO:
“Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”. Enquanto ele
ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande
multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos
sacerdotes e líderes religiosos do povo.
-- Mateus 26:46-47

PENSAMENTO:
Embora momentos antes ele agonizava diante daquilo que o
esperava, agora Jesus é resoluto. “Levantem-se e vamos!” Jesus vê o
resultado das suas orações – a confirmação da vontade de Deus. Mas,
ele não recua, ele sai para o encontro com o inimigo. Jesus mostra
a coragem e convicção que só podem vir da oração e da plena
submissão a Deus. Quando oramos e nos entregamos à vontade de Deus,
há uma paz que verdadeiramente “excede todo entendimento”. Vamos
buscar cada vez mais confiar nossas vidas ao Principe da Paz e a
paz dele resultará em paz interna e paz eterna para nós.

ORAÇÃO:
Pai, eu sei que o Senhor tem o poder para me preparar para toda
e qualquer situação desta vida. E sei que, se eu confiar em ti, e
buscar fazer a tua vontade, eu não vou me arrepender. Só peço que o
Senhor me ajude a exergar a tua vontade e a ter a fé necessária
para me submeter àquela vontade. Eu peço e agradeço em nome de
Jesus. Amem.

http://www.hermeneutica.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

João 2:24-25‏

VERSÍCULO:
Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos. Não
precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem,
pois ele bem sabia o que havia no homem.
-- João 2:24-25

PENSAMENTO:
Se você passou tempo lendo os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas
e João no Novo Testamento), provavelmente já chegou à conclusão
nestes versículos. Então, se você quer saber como viver melhor como
pessoa, o lugar para começar é Jesus. Siga seu exemplo e seus
ensinamentos. Não é um caminho fácil, mas é uma jornada autêntica e
transformadora. À medida em que aprendemos que podemos confiar nele
porque ele nos conhece, vemos as nossas vidas crescer com maior
profundeza e significado mais rico.

ORAÇÃO:
Obrigado, Pai, por enviar seu Filho para me mostrar como viver e
me ensinar sua verdade. No nome do seu precioso Filho, Jesus, eu
oro. Amém.




Aline Ferreira
enf.alineferreira@hotmail.com

O AGIR DE DEUS‏

ó 42.2 “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.”

O agir de Deus em nossas vidas
João11:40 Respondeu- lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
Creres significa ter fé acreditar não precisamos questionar como o Senhor vai agir mesmo que aparentemente não vemos mudança o Senhor já esta agindo a quando colocamos a nossa fé em ação e entregamos o problema a Ele. A ação de Deus começa a se estabelecer dando ordem no mundo espiritual que logo ira se realizar no plano material
Zacarias4:6 Não por força nem por poder, mas pelo meu Espirito, diz o Senhor dos Exércitos
Marcos9:23 Se podes! Tudo é possível ao que crê V24 E imediatamente o pai do menino exclamou (com lágrimas): Eu creio!Ajuda- me na minha falta de fé! V25 Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o Espirito imundo, dizendo- lhe:Espirito mudo e surdo, eu te ordeno:Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
Isaías 49: 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei.A cada vez ,que ele estende as mãos para agir, ele depara com o seu nome.Ele tem o maior zelo por você O seu nome está impresso nas mãos dele.Você é obra das mãos dele, nada está fora do controle dele.
Filipenses 4: 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;Apresente a ele, as suas petições e  dai graças a tudo o que já tem e fique em paz. O agradecer nos coloca em harmonia com o Senhor é uma forma de reconhecer o que Ele já nos proporcionou. Devemos ser gratos pela nossa vida o ar que respiramos a aguá que bebemos se voce começar a enumerar as bençãos que o senhor ja lhe proporcionou começará a perceber quantas bençãos já possui em sua vida.Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Salmo 37:5Entrega o teu caminho, ao Senhor confia Nele e tudo Ele fará Entrega a sua vida e Ele que cuidara de todas as coisas, pra você, Ele vai entrar em ação e agindo Deus, quem impedirá? Isaías 43:13
Não devemos duvidar nem olhar para trás como a mulher de Ló que se transformou em estatua de sal quando olhou para trás.Ninguém vai poder dizer a Ele não faça isso ou aquilo ninguém pode paralisar o agir de Deus o Senhor é soberano e pode todas as coisas. Com Ele estamos seguro

Salmo 4: 8 Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.Salmo 91: 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.Não ter receio, sossegue as emoções, se apoie no Senhor e deixe tudo aos cuidados dele.Salmo 29:11 O Senhor dá força ao seu povo, O Senhor abençoa com paz o seu povo.
Com confiança no Senhor devemos seguir em frente!
O Senhor age até em meio de muita confusão
ISamuel16:7 Não atentes para a sua aparencia nem para a sua altura pois o Senhor não vê como o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.
Aquietai- vos e sabei que Eu sou Deus.
Deus te abençoe

Iasmin Adenalian
adenalianiasmin@yahoo.con.br

Persistência‏


 M. Fernandez
“prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm 4:2)
Persistir na pregação da Palavra, no ministério, em um emprego ruim ou casamento medíocre, é algo que muitos conseguem. Nem todos têm coragem e intrepidez para provocar uma mudança para melhor. O que são poucos que entendem e praticam é persistir com as pessoas. Quando Paulo recomenda a Timóteo que persista a tempo e fora de tempo, nos ensina que não há tempo rui m.
Quero trazer isso para o campo pessoal. Esqueça por um momento os ministérios de massa, o microfone, o palco, a projeção, os títulos. Esqueça tudo e focalize apenas naquela pessoa que tudo indica que não vale a pena. Aquele que decepciona, desiste, não se empenha. O tal que a primeira milha é um suplício e a segunda só pela fé. É com estes que devemos insistir. Isso é que significa fora de tempo.
Confesso que eu fui um destes, que para a glória de Deus recebi investimento de pessoas que como ainda me dizem, eram mais teimosos do que eu. Os favoritos, as estrelas do show, em sua grande maioria já ficaram para trás ou sumiram de cena. Perdi notícias de tantos da época de meus primeiros passos com Jesus. Alguns, graças a Deus, estão com tudo em seus ministérios. Mas os que ainda recebo informações são justamente os que já estavam desenganados. Eram os que já eram rotulados como sem cura, sem jeito, caso perdido.
Não é necessário ser uma grande encrenca para se tornar uma bênção na mão de Deus. Mas isso não dá a ninguém o direito de rotular alguém como “encrenca”. Deixe que Deus julgue quem é quem. Persista, invista, discipule, chore e ria junto, busque, conserte, aconselhe, corrija, exorte… Use de longanimidade (ânimo longo) e ensine doutrina (visão reta). Com todos, fáceis ou não. Os que correspondem ou não.
“Pai, fortalece-me e ensina-me olhar para as pessoas com Teus olhos e ver o que está na Tua visão. Não permita que eu desista de ninguém.”

os olhos do senhor‏

“Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.” II Cr 16:9

Pensamento: Ouvi uma frase ontem que achei bem interessante. Em resposta a uma oração, Deus disse àquela pessoa: “Não sou Deus apenas de pedidos e agradecimentos.

Será que o que Deus deseja de nós é que apenas nos relacionemos com Ele para pedir coisas e agradecer por coisas que recebemos? Estamos em uma constante “festa de aniversário” com Deus? Será que estamos vivendo um cristianismo mercantilista, onde pedimos, então agradecemos para depois pedir mais.

Deus quer se mostrar forte em nossas vidas sim. Porém Ele faz isto para aqueles que lhe dedicam inteiramente o coração.

Quando meu coração é dEle, pouco me importa o que tenho ou o que vou receber, pois como diz Davi no salmo 23: O Senhor é meu pastor e nada me faltará.

Deus se mostrava forte na vida de Davi e Davi se via completo em Deus. Quando meu coração é totalmente de Deus, minha vida fica plena, cheia, completa, porque Deus a completa.

Ore: Senhor Deus, Tu és o meu Deus. Quero caminhar contigo e viver para te agradar. Reconheço que por muitas vezes tenho vindo a Ti apenas para pedir coisas. Mas quero lhe entregar todo o meu coração. Quero caminhar contigo. Te convidar para participar do meu dia. Em nome de Jesus, Amém.

As palavras de Cristo, alimento para a alma

 Pastor Sérgio Fernandes

Marcos 4:39 - E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. 

Por fim, para vivermos a vida abundante que Cristo prometeu, é começarmos a enxergar as palavras de Cristo como revelação! É tão triste ver os teólogos perdendo tempo com tantas baboseiras, que não têm importância e nem relevância para a vida dos crentes; enquanto isso multidões de crentes se desesperam querendo ouvir e receber a genuína palavra de Deus, revelada pelo Espírito Santo.

Neste verso, os discípulos oraram e aguardaram uma palavra de Cristo que fosse ao encontro de suas necessidades. Você deve fazer isso também. Diariamente, ore ao Senhor antes de ler a Palavra e lhe diga: “Preciso de uma palavra para esta situação que estou vivendo”. Leia com bastante calma um trecho, e não interrompa a leitura enquanto aquele trecho lido não se apresentar a você como uma orientação divina clara sobre sua situação.

Deus te abençoe!


O Senhor Derrotou os Deuses Falsos

 Pr. Olavo Feijó

Números 14:9 - Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais. 

Ao chegar aos limites da terra prometida, o povo judeu ficou com medo, achando que não teria força suficiente para a luta da conquista. Foi quando dois líderes enfrentaram o desânimo da maioria e proclamaram sua convicção: “O Senhor está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam.” (Números 14:9).

A maioria que aceitou a versão derrotista e de rejeição das promessas divinas jamais entrou em Canaã e veio a morrer no deserto, durante os quarenta anos de jornada. A facção que acreditou no Senhor e no desafio de Josué e Calebe testemunhou o poder de Jeová. O prêmio da confiança no Senhor foi a concretização das promessas divinas e a ocupação da terra.

É importante atentar para o tempo do verbo usado pelos dois líderes fiéis. Eles não disseram “o Senhor derrotará os deuses”. Apesar de se referirem a eventos futuros, o verbo usado foi: “o Senhor já derrotou”. Porque esta é a postura da Bíblia, quando se refere ao agir do Senhor: quando o Senhor promete, Ele já fez. Nós humanos, limitados pelo tempo, temos dificuldade em aceitar a eterna força de Deus, quando atua nas limitações do tempo. Os “deuses” humanos, criados pelas fragilidades do tempo, não passam de falsas divindades, as quais, diz a Bíblia, já foram derrotadas pelo Senhor eterno. A escolha é nossa. Queremos nos submeter aos deuses da moda e da maioria? Ou vamos aprender de Josué e Calebe, na convicção de que o Senhor já derrotou os falsos deuses?


Jesus Disse : Mateus 26:43-45

VERSÍCULO:
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos
estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira
vez, dizendo as mesmas palavras. Depois voltou aos discípulos e
lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que
o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.”
-- Mateus 26:43-45

PENSAMENTO:
A hora sobre a qual Jesus tanto havia alertado seus discípulos e
para a qual ele tanto tentou prepará-los, chegou. Há momentos de
contemplação e estudo na Palavra. Há momentos de louvor e de
oração. Chegam, porém, momentos em que não há mais o que fazer para
se preparar. A hora da guerra, da tentação e do confronto chegam.
Quem estiver pronto verá quanta diferença fez o seu preparo. Quem
não se preparou verá também quanta falta fará o tempo desperdiçado.
Como Thomas Constable observou, "Jesus havia orado e agora encarou
sua tentação com dignidade e força, e ele a venceu. Os discípulos
dormiram e agora encararam a sua tentação com fraqueza e medo, e
sucumbiram." Seja como Jesus, aproveite cada momento que você puder
para se preparar, na Palavra, na oração e na comunhão com os
santos. Quando chegar a hora da provação, você estará preparado,
não pelas suas limitadas forças, mas, pela força do Senhor.

ORAÇÃO:
Nosso Deus, o Senhor é todo poderoso. Não há quem resista, não
há força, nem o próprio Satanás, que possa ameaçar o Senhor. Mas,
nós, meros seres humanos, somos sujeitos a todo tipo de tentação e
fraqueza. Parece às vezes que a pior fraqueza é das nossas mentes
quando pensamos que não precisamos da força do Senhor. Mas, até a
derrota dos discípulos nos ensina o que todos nós precisamos.
Precisamos mais do Senhor, cada dia mais, cada vez mais. Continue
conosco, ó Deus, não saia de junto de nós. Obrigado mais uma vez
pelo exemplo de Jesus. Que possamos ser cada vez mais como ele,
cada vez mais perto do Senhor. Em nome de Jesus oramos. Amém.

http://www.hermeneutica.com

terça-feira, 27 de março de 2012

EVANGELISMO UM PEQUENO DESABAFO‏

Resolvi passar minha experiência, pois amo fazer este trabalho de evangelismo gosto de sair para falar sobre a palavra de Jesus.
Moro em BELO HORIZONTE e sempre saímos para fazer evangelização, É sempre uma surpresa o que encontramos nas ruas muitos estão de coração aberto, outros estão machucados tristes por não ter conseguido apoio dentro das igrejas. Ou até mesmo da família. Acho que devemos olhar só para Jesus, pois ele é tudo em nossas vidas.
Mais todos precisam de uma palavra de ajuda às vezes só de você escutar a pessoa, ela desabafar já é uma vitoria percebemos que eles se transformam,pedem oração em momento nenhum pedem dinheiro ou nos magoam.
Encontrei um mendigo que me assustou. Mais não em questão de me maltratar, mais em me falar que ele era um pastor, me disse que só andava com pastores de nomes renomados. Falou-me quase toda a bíblia me deu uma lição que jamais eu vou esquecer.
Ai eu vi como o inimigo de nossas vidas, é sujo o que ele tem feito com a vida das pessoas. Peço a DEUS que olhe por aquele homem que hoje esta na rua, dorme e come na rua. Lembrei da passagem que diz que realmente o inimigo veio para matar e roubar.
Amadas se tiverem oportunidade faça evangelização vocês vão ver que ensinamento, que é importante ir à igreja. O mais importante é você ganhar almas e fazer a obra. Não sou contra irmos a igreja mais é muito fácil sentar no banco da igreja ou subir num pu-bito e pregar, já passei por isso e achava que me bastava, mas Jesus me mostrou ao contrário que ele quer mais de seus filhos. 
Quando Jesus voltar o que você vai mostrar para ele?Será que conversas que edificam sua palavra e seu nome ou talvez palavras que não agradam o nosso Jesus.
Tudo tem sua hora, vamos orar para que Jesus alcance essas pessoas que estão desviadas ou fracas na fé. Oremos por famílias que estão sendo destruídas por vícios, por casamentos que o marido ou mesmo a mulher não esta tendo sabedoria para conduzir o relacionamento, pois hoje qualquer atitude do marido ou da mulher o nosso inimigo pega para destruir lares abençoados em TIAGO (3:9.10) nos fala que de uma mesma boca não pode sair benção ou maldição;obras dentro das igrejas é muito bom fazer, mais vamos á luta vamos fazer o que Jesus fazia pregar seu evangelho com amor.
 

Iasmin Adenalian
adenalianiasmin@yahoo.com.br 

Impureza de Lábios

  Pr. Olavo Feijó

Isaías 6:5 - ¶ Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. 

Arrasado pela morte do justo rei Uzias, Isaías foi buscar consolo no templo. De repente, pelas experiências que começou a ter, deu-se conta da impureza de sua própria vida. “Então disse eu – Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros...” (Isaías 6:5).

Nossa tragédia contemporânea é que habitamos no meio de um mundo de lábios obscenos, mentirosos, odiosos. Pior ainda: apesar da intensidade da impureza que nos cerca, o mar de lama já não nos incomoda. Palavras de baixo calão, que nunca se ouviam nas rodas sociais e familiares, tornaram-se expressões corriqueiras, usadas livremente por homens, mulheres e crianças. E os meios de comunicação, sob pretexto de falar a língua do povo, não tem mais limites no uso de lábios impuros.

Foi isso que Isaías quis dizer quando se viu no atoleiro da linguagem profana de um mundo pornográfico. A mensagem da Bíblia, porém, ao narrar a experiência do futuro profeta, foi a de que vida cristã exige autoconhecimento de tragédia pessoal e social nos será preciso, para que choremos pela impureza dos nossos lábios? “Sal da terra” não consegue conviver pacificamente com podridão da terra. Anedotas profanas e expressões chulas não pertencem ao vocabulário daqueles que se dizem lavados pelo “sangue do Cordeiro”. Da mesma boca, diz a Bíblia, não deve sair louvores e palavrões... A palavra de esperança é dada na Primeira Carta de João: Se reconhecermos nossos lábios impuros e “confessarmos nossas faltas, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.


Discípulo ou multidão...

 Pastor Sérgio Fernandes

Marcos 4:36 - E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. 

Todo o episódio em que Cristo acalma a tempestade revelou-se para mim como um modelo para vivermos a abundância do evangelho. Se você fizer uma acurada leitura em todo o Novo Testamento, você notará constantemente a menção de dois grupos distintos de pessoas: (1) multdão e (2) discípulos.

A multidão ouvia falar da fama de Jesus; os discípulos, entretanto, conviviam com Ele. A multidão estava com Cristo pelo que Ele podia fazer; os discípulos o acompanhavam pelo que Ele era. A multidão era homogênea, Cristo lidava com eles como um único grupo; os discípulos, entretanto, recebiam tratamento diferenciado.

Querido, deixe a multidão! Pare de se conformar em viver pela fé dos outros, tenha você próprio um relacionamento pessoal com Jesus Cristo!


Jesus Disse : Lucas 8:30-39‏

VERSÍCULO:
Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?”“Legião”, respondeu
ele; porque muitos demônios haviam entrado nele. E imploravam-lhe
que não os mandasse para o Abismo. Uma grande manada de porcos
estava pastando naquela colina. Os demônios imploraram a Jesus que
lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão. Saindo do
homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se
precipício abaixo em direção ao lago e se afogou. Vendo o que
acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses
fatos, na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia
acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de
quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus,
vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo. Os que o tinham
visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. Então,
todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se
retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco
e regressou. O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe
que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:
“Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se
foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por
ele.
-- Lucas 8:30-39

PENSAMENTO:
Primeiro Jesus pediu que o homem dissesse seu nome. Depois, que
ele contasse o que Deus havia feito em sua vida. Cada pessoa que
deixar Jesus operar em sua vida terá uma trajetória semelhante.
Começa com aquilo que o pecado fez em sua vida. Termina com o que
Deus fez por você. Como o apóstolo Paulo, você talvez terá que
contar quem você era, o que fazia e quão longe de Deus havia
chegado. Mas, depois você contará a maravilhosa transformação -
tudo que Deus fez para mudar sua história. Quando foi a última vez
que você contou o que Deus lhe fez? Estudar a Bíblia com pessoas,
pregar da própria Palavra de Deus são coisas muito boas e
necessárias. Mas, algumas das partes mais poderosas da Bíblia são
as histórias de homens e mulheres como eu e você, e o que Deus fez
em nossas vidas. Volte para casa, vá lá para sua turma, chegue para
seus colegas e conte o quanto Deus lhe fez. Talvez você não faça
idéia do quanto Jesus vai fazer ainda com você e a sua história.

ORAÇÃO:
Onde eu estaria hoje, se não fosse o Senhor? O que é que eu
teria para contar? Apenas derrotas e perdas e um fim trágico para
minha vida. Mas, o Senhor é quem mudou toda minha vida e ainda me
deu um papel importante na mudança de vida de tantas outras
pessoas. Obrigado meu Deus. Obrigado por Jesus que fez tudo isso
possível. Por ele e a ele é que eu agradeço. Amém.

http://www.hermeneutica.com/

CURIOSIDADES DA BÍBLIA

- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.  - O capítulo 19 de II Reis é igual
ao 37 de Isaías.
- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
- A Menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
- A Maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura.
Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma
delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias
49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler
apenas 4 capítulos por dia.
- Tradução: Você sabia que das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra
"Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo,
no século II d.C.;
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto
apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a
ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor
parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de
400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19:25)
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)
- A "Epístola da Alegria",  a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada.
 (Habacuque 2: 2)
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2: 4; Jz 9:16, 9:19; e 1º Sm 21:5)
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes??
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
- O menor versículo é no livro de Êxodo capítulo 20 versículo 13.
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontran-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
- A Vinda do Senhor é referida 1.845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová" 6.855 vezes.
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!!!