terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE FAZ?‏

A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Prov. 14:8.

Uma pessoa prudente é sábia. Sabe o que faz. A vida não é para ela apenas a sucessão de acontecimentos casuais. Ela pensa, medita, avalia seu procedimento, corrige o rumo de sua vida e recua quando percebe que está errada. O termômetro para medir a “temperatura” de suas ações é a Palavra de Deus. Essa é a tocha que ilumina o seu caminho.

Por esse motivo, os minutos que você passa a sós com Deus antes de iniciar as atividades do dia são indispensáveis para uma vida produtiva. Não basta apenas saber “como” realizar bem o seu trabalho. Fazendo as coisas com eficiência, você sempre será um bom empregado. Mas se tomar tempo para pensar em por que faz o que faz, acabará sendo um líder.

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho”, diz Salomão. Antes de tentar entender o caminho dos outros, entenda o seu. Antes de liderar pessoas, deixe-se liderar pelo Senhor Jesus. Não existe fórmula mais perfeita para a eficiência.

O caminho dos tolos é diferente. Eles acham que sabem tudo, e na verdade nada sabem. Apenas pensam que sabem. O resultado é frustração e desapontamento.

Você sabe o que faz e por que faz? Não tema aprender. Aconselhe-se, consulte. A receita para permanecer na ignorância sobre qualquer assunto da vida é ficar satisfeito com suas opiniões e contente com o que sabe. A vida se encarregará de provar-lhe que você estava errado.

Faça de hoje um dia de avaliação. Revise os seus procedimentos, analise sua trajetória. Nunca é tarde para começar de novo. Sempre é tempo de aprender.

Como anda o seu casamento? Pode melhorar o seu relacionamento com as pessoas? Está separando tempo necessário para dialogar com seus filhos? Ou espera que tudo aconteça por acaso? Reflita nessas perguntas. Refletir é próprio de gente sábia.

Ser sábio ou insensato? Eis a questão! Deus sempre está pronto a guiar e mostrar um caminho melhor àqueles que O buscam com humildade de coração. Não se esqueça: “A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora.”

COMO MANTER-SE LIGADO A DEUS?

Quando o dia amanhece, a maioria das pessoas não busca a Deus, só os seus próprios interesses. Sabendo disso, Jesus fez uma proposta muito especial para conceder-nos o privilégio de fazer parte do Seu reino de eterna felicidade. Sim! O reino do discernimento, da lucidez, do conhecimento e da sabedoria.
Como obter esse reino? Como Deus deseja que eu me relacione com Ele? Que resultados positivos posso esperar? São perguntas que o estudo pretende responder.
(Se desejar, clique nas citações bíblicas para ler os textos).
01.  Quais os benefícios de buscar o reino de Deus?
Se eu buscar o reino de Deus em primeiro lugar, tudo que for importante me será dado (Mateus 6:33).
02.  Qual o caminho para chegar a Deus? 
Jesus disse: "Eu sou o caminho" (João 14:5 e 6).
03.  O que devo pedir ao Senhor a cada manhã? 
Perdão pelos meus pecados e que me ensine diariamente a fazer a Sua vontade (1 João 1:9Salmo 143:8-10).
04.  O que acontece quando oro a Deus? 
O céu se abre, o Espírito Santo desce para me batizar e Deus me faz uma declaração de amor:  "Filho, Eu amo você" (Lucas 3:21 e 22). 
05.  Como devo orar? 
Devo orar a Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, disposto a ser obediente aos Seus mandamentos (João 14:13-15).
06.  Qual o melhor momento para buscar o reino de Deus? 
Pela manhã, antes de qualquer atividade, para oferecer a Ele o melhor do meu tempo. Esse é o caminho para a intimidade com Deus. Começando o dia com o Criador, minha alegria é recuperada e o meu ânimo fortalecido para encarar o dia (Salmo 5:2 e 3).
07.  Como Deus gosta de ser adorado? 
Por meio do louvor. Através dele, posso expressar gratidão, alegria pelo perdão e fé. Invocando a presença de Deus diariamente por meio do louvor e da gratidão, eu O agradarei e sentirei a alegria de pertencer ao Criador do Universo. A música é um excelente meio para louvar (elogiar) a Deus (Salmo 149:1-6).
08.  Como ouvir a voz de Deus? 
O principal veículo para ouvir a voz de Deus é a Bíblia. Quando leio a Palavra, o Espírito Santo fala ao meu coração e revela-me a Sua vontade. Depois de orar e cantar, abro as Escrituras para receber a voz de Jesus (Apocalipse 1:3João 17:17Romanos 10:17).
09. O que Jesus deseja ensinar-me por meio da Bíblia? 
Cristo deseja que eu aprenda a confiar inteiramente nEle, tornando-me manso e humilde. Ou seja, preciso encarar as grandes dificuldades da vida com coragem e perseverança, mantendo-me sempre no Caminho (Mateus 11:28-30Hebreus 10:38Mateus 10:38,João 15:7,10,17).
Dicas para desenvolver intimidade com a Bíblia?
1. Observe o contexto: O assunto do capítulo, o tema central do texto, quais são os personagens e a natureza da mensagem:  correção,  ensino, alerta ou promessa;
2. Procure pérolas, ou seja, pensamentos e promessas especiais para sua vida e registre-as em sua agenda;
3. Escolha uma história bíblica e entre na cena como um personagem. Sinta o ambiente, o cheiro, as cores, os detalhes e interaja com as pessoas;
4. Relacione textos que falam sobre o mesmo assunto formando uma cadeia. Observe o que ensinam e como se complementam.
5. Ao final de cada meditação, ofereça um presente a Deus, baseado no seu relacionamento pessoal com Ele;
6. Identifique textos bíblicos que são respostas e formule as perguntas equivalentes. Forme um catálogo de respostas para sua vida e para ajudar outras pessoas;
7. Escolha temas para a sua investigação bíblica.
10. Que nível alcanço quando busco o reino de Deus?
Apesar das provas, posso ter alegria pela certeza de que Deus está comigo. Devo estar sempre aberto a atuação do Espírito Santo em minha vida, atento às advertências das Escrituras, evitando tudo que não é bom e vivendo feliz com Deus (1 Tessalonicenses 5:16-22).
11. Como Jesus apresenta-Se a cada novo dia?  
Como a Estrela da Manhã. Ele tem luz própria e brilha oferecendo-me luz e poder para que eu possa brilhar eternamente (Daniel 12:3,Apocalipse 22:16).
12. O que o Espírito Santo sente e faz por mim?   
O Deus Espírito Santo tem ciúme santo de mim. Isso porque Ele me ama e pretende derramar todo o Seu amor em meu coração a cada dia (Tiago 5:4Romanos 5:5).
13. Como posso contribuir com o Seu reino?
 O Senhor deseja que eu interceda por pessoas que precisam ser alcançadas pelo Evangelho e receber a cura divina (Daniel 12:3,Tiago 5:16).
14. Que promessa existe quando busco a Deus na primeira  hora de cada dia?
 Ele me garante a vitória completa em todas as áreas da vida (Jeremias 33:3Tiago 4:7).
15. O que eu posso dizer para Deus agora?  
"…Eis-me aqui para fazer, ó Deus,  a tua vontade…" (Hebreus 10:9).
______________________________

Então a culpa é de Deus??‏




É comum procurarmos sempre  um responsável para algo de ruim que esteja acontecendo em nossavida. Tendemos sempre a olhar para os lados e perceber que alguém, mas não eu, têm culpa no cartório. Alguém fez bobagem.

Fazemos assim também com Deus. Diária e costumeiramente acusamos Deus de culpado quando algo não sai necessariamente como esperava.
E vou concordar com você  – realmente existem situações difíceis de aceitar na vida. Como lidar comdeterminados fatos ou acontecimentos sem culpar Deus em sua Soberania?
Gosto sempre de olhar para uma advertência de Jesus em João 16:33 –
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Costumo dizer que Jesus sempre jogou limpo com a gente. Nunca nos iludiu com falsas promessas. Ele afirmou que a vida, muito embora com Ele, não seria nada fácil.
Mas existe outro fator que rege nossas vidas – nossa vontade. Vivemos, na maioria das vezes, de acordo com nossa conceituação de certo. Fazemos aquilo que achamos ser correto, agimos da forma que achamos ser a melhor para as nossas vidas, tomamos decisões pautadas apenas na nossa consciência... Tudo isso sem sequer consultar a Deus. Sempre achamos que estamos certos, que vamos acertar...
Adão e Eva resolveram, por si só, comer daquele fruto. Embora tivessem recebido um mau conselho, a decisão final foi do casal. Acharam, sei lá, que de repente não haveria problema em comer só “um frutinho” daqueles... Pensaram estar fazendo o certo, como eu e você.
Mas no fim, quando tudo dá errado, o jogo de acusação começa. Em outras palavras, Deus era o errado. A culpa era Sua, segundo Adão.
Não houve uma análise de suas escolhas, ou mesmo das de Eva. Deus havia errado...
Isso te lembra de alguma coisa? Todas aquelas vezes que você jogou na conta de Deus consequências de atos que, ao longo da sua vida, você mesmo construiu?
Pare de culpar Deus ou o diabo. Assuma as consequências de suas escolhas erradas, peça perdão a Deus, aprenda com Ele, entenda que a vontade Dele sempre é a melhor e comece de novo.
E, se a vida, parece ser injusta com você, lembre-se também parece ser para tantos outros. Aceite que, nesse mundo destruído pelo pecado, as aflições são inevitáveis. Mas apegue-se em Cristo. Ele te dará paz, em meio às aflições e dores dessa vida. Você será feliz e terá uma alma em paz mesmo em meio a dor e sofrimento.
Mas pare de culpar a Deus. Ou você ainda acha que Deus errou?
Glórias, pois, a Ele.

SEM LENHA O FOGO SE APAGA‏

"Sem lenha o fogo se apaga;
e não havendo difamador, cessa a contenda".
Provérbios 26.20.
Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira", a contenda acaba.
Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual.

Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? Faltou alimentar o fogo de Deus.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.
Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.
1. O Graveto da Oração
    Orai sem cessar, dizem as Escrituras.
    Mateus 26.41; I Tessalonicenses 5.17; Tiago 5.16.
2. O Graveto da Leitura Bíblica    Examinai as Escrituras, disse Jesus.
    João 5.39; Mateus 22.29; Efésios 6.17.
3. O Graveto da Convivência Cristã
    Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo.
    Hebreus 10.25; João 13.34-35; Romanos 12.9-17.
4. O Graveto do Testemunho Pessoal
    E sereis minhas testemunhas, disse Jesus.
    Atos 1.8; Mateus 28.19-20; Marcos 16.15-16.    
O cristão bem informado vê a Oração, a Leitura Bíblica, a Convivência Cristã e o Testemunho Pessoal como privilégios, e não como deveres de casa.
Ele sabe que sua oração é ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem às suas mãos; que a Convivência Cristã permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, além de salvar vidas, contribui para a sua própria edificação e fortalecimento da Igreja.
Irmão, mantenha a chama acesa.
Lembre-se: Sem lenha, o fogo se apaga.

A CAMISA DA ALEGRIA

Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro.
Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.
Por fim, o rei acabou entrando em depressão. Seus médicos lhe disseram que a única cura para a sua doença era a alegria. O monarca, então, ofereceu um excelente prêmio a quem pudesse lhe trazer a alegria de volta.
Muitos tentaram, mas ninguém conseguiu arrancar um só sorriso da cara do rei. Nada conseguia alegrá-lo. Nem os músicos, nem o bobo da corte, nem as dançarinas, nem os lançadores de enigmas, nem os mímicos, nem os encantadores.

Os amigos do rei resolveram consultar um grande sábio que vivia ali. Ele lhes disse que se o rei vestisse a camisa do homem mais feliz daquele reino, a alegria voltaria ao seu coração.
Iniciou-se, então, uma intensa investigação, para se descobrir quem era o homem mais feliz de todos.

Para surpresa dos investigadores, o homem mais feliz daquele reino morava longe do luxuoso palácio do rei, num casebre muito simples. Ele, sua mulher e seus filhos trabalhavam de sol a sol no cabo da enxada para conseguir se manter, mas, sempre unidos, passavam o dia rindo e cantando.
Os investigadores contaram-lhe o problema que os havia trazido ali e pediram-lhe que ele lhes desse uma de suas camisas, para que a alegria pudesse voltar ao coração do rei. Só então compreenderam porque aquele homem trabalhava na lavoura de peito nú, ele não tinha nenhuma camisa.
Um dos investigadores, espantado, perguntou-lhes como conseguiam ser tão felizes tendo tão pouco, ao contrário do rei, que tinha tanto, mas era infeliz: - Somos felizes porque o reino de Deus está em nossos corações, respondeu-lhe o homem.


O reino de Deus não consiste
no comer e no beber,
mas na justiça, na paz,
e na alegria no Espírito Santo.
Romanos 14.17

Sem Jesus nada Somos

A fábula que envolve o burrinho que levou o Senhor para a entrada triunfal de Jerusalém ilustra bem a vida dos prepotentes. Ao entrar em Jerusalém, o burrinho se viu envolto em saudações eufóricas e honradas dignas de um rei. Ele passou a pisar em ramos de árvores especialmente colocados no caminho, envolto em muitas glórias. O burrinho ficou animado e muito contente. Ao voltar para casa, já chegou contando o fato:

— Olha, mamãe, eu carreguei um homem para Jerusalém
e só vendo o que aconteceu. Havia muita gente na rua gritando e nos saudando com muita alegria, como numa grande festa. Tudo estava muito bonito. Foi algo inesquecível.

Passados alguns dias, o burrinho não se conteve, e lá foi ele novamente para a entrada triunfal de Jerusalém. Mas qual não foi a sua surpresa ao notar que não havia muita gente nas ruas, e as pessoas que passavam se mostravam totalmente indiferentes a ele. O burrinho voltou para casa decepcionado.

Mamãe, hoje ninguém nem mesmo olhou para mim! As pessoas sequer notaram a minha presença nas ruas da cidade. O que será que aconteceu mamãe!?

É, meu filho, sem Jesus você não passa de um burro! — devolveu-lhe a mãe.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12.10).
 
Autor Desconhecido

Alegria do Senhor É Força

 Pr. Olavo Feijó

Neemias 8:10 - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. 

Após reencontrar o significado da Lei e se dar conta da necessidade da obediência, o povo judaico se debulha em choro. Foi aí que o governador Neemias e Esdras, “sacerdote e mestre da Lei, apelaram para uma postura espiritualmente saudável. Eles disseram: “A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes”. (Neemias 8:10).

Faz sentido chorar por causa dos nossos pecados. Diante da infinita graça divina e o tamanho incompreensível de nossa desobediência, faz sentido chorar. Não somente chorar, mas cair em desânimo e insistir em perguntar: “será que algum dia teremos jeito?”; “será que, como a corça, algum dia clamaremos pelas correntes das águas, da água que Cristo oferece?”; “quando nossas lágrimas de remorso se transformarão em lágrimas de arrependimento?”.

Se é que aprendemos de Neemias e Esdras, não devemos ficar estacionados no choro de nossas desobediências. O objetivo da reprimenda bíblica é a abertura do nosso coração. É o desafio do Espírito, querendo que aceitemos a coragem que o Senhor nos dá. Coragem para nos submetermos à alegria da ressurreição. O objetivo de carregar cada dia a nossa cruz é vivenciar, antecipadamente, a vitória sobre o pecado e a morte. Vitória que Cristo nos concede e que, sempre nos enche da “alegria que o Senhor dá”. A alegria de Cristo Jesus nos revigora e faz com que fiquemos fortes, apesar de vivermos em um vale de lágrimas”.


Os benefícios da leitura bíblica diária

 Pastor Sérgio Fernandes

Neemias 8:8 - E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. 

Os cristãos sempre valorizaram a leitura bíblica, entendendo a importância de valorizar o que Deus nos deixou. Contudo, sejamos sinceros, há uma parcela significativa da Igreja que há muito abandonou esta prática, substituindo-a por outras, como assistir DVD’s de pregação, ouvir música gospel e até mesmo outras atividades seculares.

Se Deus deixou-nos uma revelação, é porque Ele deseja que ela seja consultada. Eu entendo que todas as vezes que nos reservamos para ler o texto bíblico, estamos dizendo assim para o Senhor: “eu valorizo suas promessas e aquilo que o Senhor nos revelou”. Quando lemos a Bíblia, estamos abrindo nosso coração para entendermos o mundo pela ótica de Deus. Quem lê a Palavra diariamente, diariamente será surpreendido pelo Criador! O seu comprometimento com Deus pode ser medido pelo seu comprometimento com a Bíblia.

Amigo é Para Essas coisas – Tete de Aceitação

Doroty Eaton Watts


Tudo posso nAquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Avalie suas próprias habilidades no terreno social. Em que áreas precisa da ajuda de Deus para melhorar?

1. Tomo a iniciativa de fazer novas amizades.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

2. Aceito pessoas de todas as etnias, culturas e nacionalidades.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

3. Faço amizade com pessoas que têm necessidades especiais.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

4. Aceito as pessoas como elas são, sem esperar que façam qualquer mudança.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

5. Aceito as pessoas sem considerar seu visual.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

6. Dou aos meus amigos a liberdade de expressarem seus sentimentos, sem o medo de que eu vá criticá-los.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

7. Não procuro identificar-me com o temperamento de alguém, nem espero que os outros se amoldem ao meu.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

8. Oro pelas pessoas que não aprecio e pelas que fazem coisas más contra mim.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

9. Tiro minhas conclusões sobre as pessoas somente depois de descobrir quem realmente são.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

10. Uso a linguagem corporal da aceitação: face a face, posição aberta, inclinação para a frente, contato dos olhos e músculos relaxados.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

11. Uso o toque para comunicar aceitação.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

12. Memorizo o nome das pessoas e uso-o na conversação.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

13. Para mim é mais importante saber que sou aceito por Deus do que por meus amigos. Consigo apegar-me aos meus princípios diante de uma multidão.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre

14. Creio que Deus me aceita assim como sou. Creio que Ele me ama, não importa o que eu tenha feito.
( ) Nunca ( ) Às Vezes ( ) Geralmente ( ) Sempre
-

Jesus a Preciosa Graça – Encontro em Xangai –

William G. Johnsson


Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Lucas 12:6

De todas as experiências interessantes que tive ao visitar a China, nenhuma foi mais fascinante do que o encontro num centro comercial em Xangai.

– Bom-dia, senhor!

Olhei ao redor me perguntando de onde aquele inglês perfeito estava vindo. Fazia uma hora que eu estava perambulando por lojas grandes e pequenas e até mesmo numa loja de departamento enfrentei problemas de comunicação com os atendentes. Surpreso, percebi que aquela voz pertencia a uma criança, uma princesinha vestida de vermelho tão pequenina que sua cabeça mal alcançava a altura da minha cintura.

– O senhor poderia me dar um momento de sua atenção? – continuou. – Sou estudante de artes plásticas. Estamos realizando uma exposição de nossos trabalhos. O senhor gostaria de vê-los?

Estudante de artes plásticas? Para mim, parecia que ela estava cursando a quarta série.

– Posso perguntar a sua idade? – eu disse. – Você aparenta ter apenas 10 anos.

– Oh, não; tenho 16 – ela respondeu com um sorriso.

– Tudo bem – respondi.

Juntos atravessamos o centro comercial. Ela me conduziu a uma rua estreita e em seguida subimos um lance de escadas. Ali, num amplo salão, observei as pinturas em exposição. Outra jovem, obviamente mais velha do que a princesinha, estava lá. Havia também um homem sentado à mesa. Saudaram-me com extrema cordialidade.

Andei pelo salão. As obras variavam em qualidade; algumas eram muito boas. Uma série de quatro quadros verticais retratando as estações do ano atraiu minha atenção. Fiquei pensando como poderia levar aquilo para casa. Minhas malas já estavam abarrotadas.
Enquanto isso, eles falavam a respeito da escola de artes. Funcionava no campo, me informaram. Todos aprendiam inglês como também artes. A exposição estava aberta ao público e todas as vendas beneficiariam a escola.

Foi um encontro sem igual. Desejava ficar, mas o tempo acabou. Infelizmente, tive que partir.

Há mais de 1,3 bilhão de pessoas na China. Deus conhece cada uma delas por nome: a princesinha, a amiga dela, o homem à mesa. Cada uma delas é preciosa, preciosa o bastante para Jesus entregar a Sua vida por elas.
-

Declaração de Amor – Mais Branco que a Neve -

Rubye Sue‏


Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Salmo 51:7
-
Para começar, preciso confessar que não sou grande cozinheira! Eu me chamo 
“cozinheira à minuta”.Coloco parte da culpa no fato de que precisei trabalhar a vida toda, solteira ou casada. Durante 25 anos, fui estenotipista em tribunais. Parte desse tempo trabalhei em casa, enquanto meus filhos eram pequenos. Mas, mesmo então, minhas refeições sempre foram muito simples: uma proteína, um vegetal verde, um vegetal amarelo, salada e pão integral.

Atualmente, meu esposo e eu somos aposentados e passamos os meses de inverno 
“acampando” num pequeno trailer no centro da Flórida. Temos duas facas, dois garfos, seis colheres, duas tigelas, e panelas e potes simples. Assim, preparo uma refeição simples e me sento para esperar que ela cozinhe. Certa vez, senti o cheiro de algo queimando. (Sim, meus olhos são ruins e meus ouvidos não são muito bons, mas meu nariz funciona bem!) Quando saltei para tirar a panela do fogão, vi que o fundo estava preto por dentro. Ai, não! De novo, não! Depois de resgatar o que estava por cima, enchi a panela com água fria e deixei-a de molho durante a refeição. Depois me atraquei com a tarefa de livrar-me de todo aquele pretume. Não foi fácil! Usei escova, depois coloquei Ajax sobre a esponja e esfreguei um pouco mais. Da última vez que isso aconteceu, estava tão difícil de limpar que achei que certamente precisaria comprar uma panela nova. Mas, viva! Depois de muito trabalho, o fundo ficou brilhante e limpo outra vez.

A mesma sequência parece repetir-se em minha vida espiritual. Cada manhã, quando faço meu devocional, oro: 
“Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti” (Salmo 119:11).Contudo, durante o dia, vejo-me repetindo os velhos hábitos ou proferindo palavras atravessadas. À noite, me ajoelho e imploro a misericórdia do Senhor para cobrir meus pecados e limpar-me. A negligência não é dEle – sou eu que faço a bagunça –, mas Ele, uma vez mais, dispõe-Se me purificar. Leio as promessas em Sua Palavra e tenho a certeza de que Ele entende nossas fraquezas e nos perdoa as limitações. Como diz Jeremias 33:8: “Purificá-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra Mim; e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra Mim.” Que Salvador maravilhoso é Jesus, meu Senhor!
-